Campanha X-Solidário pretende arrecadar recursos para a construção do Erasto em Irati

Por Redação 3 min de leitura

Na noite de terça-feira (28), o grupo Ivasko lançou a campanha X-Solidário. Realizada todo ano em Irati, desde 2010, a campanha incentivar a comunidade a adquirir sanduíches para ajudar uma causa social. E neste ano, tem um objetivo maior e mais ousado: dar o pontapé inicial para a construção do Hospital Erasto Gaertner em Irati. 
“Estamos levantando esta bandeira junto com a Rede Feminina e com a Anapci, de tentar transformar essa ideia em realidade, que é fazer um hospital. Que é o Erasto investir em Irati, nós estamos dando o pontapé inicial, dizendo: ‘Se vocês querem, nós estamos aqui, e nós vamos ajudar’”, disse Zeca Ivasko, um dos diretores do grupo.  
O diretor do grupo Ivasko cita que o Hospital Erasto Gaertner já tem um terreno em Irati para a construção. Localizado no bairro Riozinho, o terreno onde deverá ser edificado o hospital foi doado à entidade por Jorge Derbli, de seu patrimônio pessoal.  Como o Erasto já tem o terreno, a obra precisa seja planejada.  “E nós vamos começar a trabalhar agora, para fazer o estudo de viabilidade, para quem sabe fazer o projeto oficial deste empreendimento”, afirmou Zeca. 
Segundo ele, os investimentos para a edificação e estruturação do hospital do câncer giram em torno de R$ 50 milhões, o que requer o envolvimento da comunidade e apoio governamental. Zeca cita que o grupo Ivasko deverá destinar a arrecadação da campanha X-Solidário dos próximos oito anos para a causa. 
Paulo Ivasko, outro diretor do grupo, comenta sobre a importância de ter esse hospital especializado no município. “Tento esta unidade maior em Irati, também teremos mais prevenção e que se diagnostique  a doença antes. Quanto antes ela for diagnosticada, muito mais fácil é a sua cura. Então, todos nós, junto com a Anapci, com a Rede Feminina, com o Erasto, seremos os precursores de um hospital desta magnitude e que vai fazer o bem para tanta gente da nossa cidade, da nossa região”, disse. 
 

Arrecadação

Realizada desde 2010 pelo grupo Ivasko e parceiros, a campanha X-Solidário já arrecadou R$ 144.100,00 nestes oito anos.  Edna Ivasko  demonstrou a arrecadação ano por ano no início do evento. 
Ela detalhou que, em seis anos a arrecadação foi revertida para a Associação Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer (Anapci), em um ano (2017) os recursos foram destinados para a reforma em uma ala do Hospital Erasto Gaertner e em um ano (2016) para os centros municipais de educação infantil. 
No primeiro ano da campanha (2010) foram arrecadados R$ 5.307,50 e a cada ano tem sido maior o montante conseguido com a venda dos sanduíches do X-Solidário. Em 2017, o valor arrecadado foi de R$ 41. 256,70. 
 

Alegria 

No lançamento da campanha X-Solidário, que teve a participação de mais de trezentos funcionários do grupo Ivasko, representantes da Anapci, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Hospital Erasto Gaertner, ocorreu uma apresentação dos Risologistas –  atores atuam como palhaços nos hospitais para auxiliar os pacientes em sua recuperação através da alegria, do riso.  

 Da Redação/Hoje Centro Sul 

Fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

 

<