05/11/2021
O resultado da Campanha X-Solidário 2021 foi apresentado pelo Grupo Ivasko no final da tarde desta sexta-feira (05). Neste ano, a campanha arrecadou R$ 156.250,00 com a venda dos sanduíches e doações em dinheiro realizadas por pessoas e empresas.
“É muita satisfação, é muita gratidão por esta campanha e por ela ajudar tantas pessoas que precisam tratar doenças, dar apoio às famílias”, disse a idealizadora da campanha, Edna Ivasko. Segundo ela, a campanha começou de forma singela e não se imaginava que o X-Solidário ganharia a proporção que tem atualmente, nem que a campanha seria realizada por tanto tempo.
Edna atribui o sucesso da iniciativa à união de esforços de todos. “Temos a participação imensa da comunidade, das empresas, das instituições e isso deixa a campanha mais leve, com muita organização. E a gente chega no resultado final, onde muita gente ajudando com um pouquinho, é 12 reais o lanche, mas no final temos um bom resultado”, diz.
Os trabalhos são realizados pelos colaboradores do Grupo Ivasko – Mariano Atacadista, Super Ivasko, Leve Gás e Postos Rota 400 de diversos municípios do Paraná – em parceria com integrantes das entidades beneficiadas. São elas: o hospital Erasto Gaertner, Santa Casa de Irati e a Anapci.
Nesta 12ª edição da Campanha X-Solidário os hospitais Erasto e Santa Casa receberam 80% dos recursos, sendo 40% para cada instituição (R$62.500,00 para cada hospital). Os outros 20% foram destinados para a Anapci (R$ 31.250,00).
De acordo com o administrador da Santa Casa de Irati, Sidney Barankevicz, os recursos serão destinados ao custeio das despesas com roupas de cama da instituição. A presidente da Anapci, Denize Ditrich, destacou a importância dos recursos para auxiliar a instituição na compra de alimentos para atender a famílias de portadores de câncer.
O diretor comercial do Grupo Ivasko, Paulo Ivasko, frisa que os recursos doados pela população às entidades, através da campanha, salvam vidas. “É uma campanha que todos entendem e sabem que o Grupo Ivasko faz para o bem de várias entidades e que isso se transforma, com certeza, em salvar vidas, e este é o grande objetivo”, enfatizou.
Também esteve presente o superintendente do hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, que agradeceu os organizadores da campanha e a comunidade iratiense que participou. Ele também citou como os recursos arrecadados em campanhas anteriores colaboraram para a melhoria no atendimento aos pacientes com câncer em Irati.
Meta para 2022
A cada ano a meta da campanha é superar tanto a mobilização de pessoas, quanto o valor arrecadado no ano anterior. Em 2020 foram arrecadados R$ 118 mil e neste ano foram R$ 38 mil a mais. A estimativa é de que mais de 20 mil pessoas se envolveram, em 2021, na 12ª edição do X-Solidário.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, que participou do evento ao lado da vice-prefeita Ieda Waydzik, lançou um novo desafio para a campanha de 2022, superar os R$ 200 mil em arrecadação.
Em resposta ao desafio, Edna Ivasko disse: “É audacioso, mas, quem sabe? acho que não é impossível. Vale a pena sonhar, já vamos começar a pensar estratégias para o ano que vem”, concluiu.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul
Fotos: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro Sul