facebook
01/10/2021

Campanha Outubro Rosa sorteará moto entre as iratienses que fizerem exames

Haverá horário de atendimento estendido à noite em algumas unidades de saúde de Irati e a oferta de mamografias será dobrada neste mês

Campanha Outubro Rosa sorteará moto entre as iratienses que fizerem exames

Na tarde de quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde de Irati reuniu os profissionais que atuam na saúde pública para fazer o lançamento da Campanha Outubro Rosa. Neste ano, a meta da campanha é levar o maior número possível de mulheres as unidades de saúde para fazer o exame preventivo de câncer de colo de útero e dobrar a oferta de mamografias durante o mês de outubro.

Para isso, haverá horário estendido de atendimento em várias unidades de saúde e um incentivo extra, o sorteio de uma moto zero km entre as mulheres que realizarem consultas e exames preventivos durante entre os dias 1º e 31 de outubro. 

“Nós vamos ter horários estendidos nas terças, quartas, quintas e sábados em quatro unidades de saúde da nossa secretaria. Na Vila São João, Adhmar, Saúde da Mulher e Gutierrez, nesses dias o horário de atendimento será estendido das 16h30 até às 20h00”, informa a secretária municipal de saúde, Jussara Kublinski Hassen.

Segundo ela, haverá atendimento médico e odontológico, testes rápidos de várias doenças, exames preventivos de câncer, dentre outros. “Nós gostaríamos muito que as mulheres que trabalham durante o dia fossem a noite fazer as suas consultas de clínica médica”, disse a secretária. Ela considera muito importante a realização dos exames preventivos, pois devido à pandemia muitas mulheres deixaram de cuidar adequadamente da saúde.

A vice-prefeita Ieda Waydzik reforça esta questão. “Tivemos a pandemia que trouxe uma reclusão para todos nós. Todas as famílias ficaram em casa e a saúde foi até um pouco negligenciada por todos, tendo em vista o medo que as pessoas tinham de sair e irem a locais públicos, então agora é uma oportunidade muito boa para todos”, afirma, referindo-se ao horário estendido de atendimento nas unidades de saúde.

Também partiu dela, segundo o prefeito Jorge Derbli, a ideia de oferecer um prêmio para as mulheres que atenderem ao chamado do Outubro Rosa, incentivando-as a colocarem em dia os exames necessários.

“Estamos dando todo o apoio financeiro para incentivar a prevenir, porque sabemos como é difícil o tratamento. Embora tenha melhorado muito a vinda do Erasto para cá, o que facilita bastante, mas a prevenção sempre é o melhor remédio”, afirmou Derbli.

Segundo ele, estão sendo liberados mais recursos para exames para que as mulheres se cuidem. Até porque a prevenção custa menos do que os tratamentos para os casos de câncer. E considerando esta economia através da prevenção é que o sorteio da moto ocorrerá. Haverá um cadastro nas unidades de saúde numerando os atendimentos às mulheres no mês de outubro para que seja feito o sorteio.

“Depois dessa pandemia que sofremos bastante com os óbitos, todo e qualquer movimento em prol a saúde eu acho válido, e a questão do Outubro Rosa é muito importante, a prevenção do câncer nas mulheres”, afirmou o prefeito.

Câncer de Mama

“No mundo inteiro outubro é comemorado como o mês de prevenção do câncer de mama, a importância é primordial, acho que todas as mulheres têm que aproveitar este mês, que é um lembrete para fazer seus exames e verificar como está a saúde”, frisa Ieda Waydzik.

O médio obstetra e ginecologista Luiz Ângelo Fornazari cita que o câncer de mama atinge um número grande de mulheres. “O câncer de mama é uma doença que afeta as mulheres numa estatística muito alta, é o câncer da mulher que mais ceifa vidas, portanto é o que a gente mais tem que cuidar. E nessa pandemia houve um decréscimo muito grande da procura das mulheres para fazer sua ecografia, sua mamografia de mama”, relata.  

Segundo ele, é preciso procurar atendimento sempre, não apenas em um mês do ano. “As mulheres acham que é somente em outubro, e não, o Outubro Rosa é apenas um lembrete, um marco, é como se fosse uma festividade acerca da prevenção do câncer de mama, mas ele se estende o resto dos 11 meses do ano, é isso que nós temos que pedir para as mulheres sempre compararem”, destaca o médico.

Atendimento à noite

Nas unidades de saúde Vila São João, Adhmar, Saúde da Mulher e Gutierrez o horário de atendimento será estendido das 16h30 até às 20h00 nas terças, quartas, quintas e sábados.

Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Irati quer atender as mulheres que trabalham e não podem procurar os serviços durante o dia para fazerem consultas e exames preventivos.

Quando necessário, o médico solicitará a mamografia às pacientes.

Texto/Fotos: Letícia Torres/Hoje Centro Sul

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS