facebook
08/11/2021

Campanha Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde dos homens

Campanha Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde dos homens

A Prefeitura de Fernandes Pinheiro iniciou a divulgação da Campanha Novembro Azul, que tem como objetivo alertar os homens para que cuidem da saúde e realizem exames a fim de diagnosticar o câncer de próstata o mais rápido possível, para que o tratamento tenha maiores possibilidades de eficácia.

Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente em homens de todas as regiões do país - com 28,6% dos casos, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. As taxas de incidência no Brasil vêm aumentando devido a dois motivos: aumento da expectativa de vida da população e melhoria da capacidade diagnóstica.

De acordo com o Inca, em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata - dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. 

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Texto: Da Redação/ Hoje Centro Sul e assessoria PMFP

Foto: Divulgação

COMENTÁRIOS