facebook
06/07/2021

Campanha Junho Violeta aborda violência contra idosos

Campanha Junho Violeta aborda violência contra idosos

No dia 15 de junho foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para marcar a data, a Secretaria de Assistência Social de Irati lançou uma campanha sobre o envelhecimento, os serviços de apoio aos idosos e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Irati.

Foram elaborados três vídeos explicando cada um dos temas. No primeiro, a secretária Sybil Dietrich alerta que é preciso ficar atento a todas as formas de violência contra os idosos. O assistente social, Denis César Musial, explica que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Irati é um espaço no qual a população idosa pode participar de decisões que levarão o poder público a implementar políticas públicas para beneficiar as pessoas que estão nesta faixa etária. “Participe deste processo, é muito importante a sua participação, até porque estas políticas públicas são para a população idosa, e para elas funcionarem efetivamente, precisamos das pessoas idosas participando desse processo”, comentou.

O vídeo, que conta também com a participação da presidente do Conselho, Catarina Ignez Canesso, pode ser acessado no link www.youtube.com/watch?v=4whgljBj9LQ .

O segundo vídeo aborda o envelhecimento e tem a participação da colaboradora do Departamento de Política da Pessoa Idosa, Débora Cristina Pereira Prado. Ela ressalta que envelhecer é muito mais do que um simples processo biológico. “Cada idosa, cada idoso, durante todo o período da sua existência, traz consigo experiências incomparáveis. São costumes, desejos, desafios, superações que eles viveram durante décadas. Quem respeita uma idosa, um idoso, valoriza uma história”, enalteceu.

O vídeo completo com a participação de Débora e da aposentada Vicência Aparecida Ferreira, de 73 anos, moradora do bairro Pedreira, está disponível no link www.youtube.com/watch?v=kbb5ly8AXRo .

Já o terceiro vídeo aborda os serviços oferecidos pelo Departamento de Política da Pessoa Idosa. Entre eles, estão o Disque Idoso, que consiste na entrega de mercadorias do ramo alimentício e da saúde, bem como a compra de alimentos, de medicamentos, a retirada de medicamentos na farmácia da Secretaria Municipal de Saúde e na 4ª Regional, e faz agendamento de consultas e viagens. Idosos de todo o município podem solicitar o serviço pelo telefone (42) 3907-3101 ou enviar mensagem pelo WhatsApp (42) 99141-4872. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 11h e das 13h às 16 h.

“Vale ressaltar que este serviço vai muito além da busca e da entrega: nele, podemos esclarecer dúvidas, repassar informações e até mesmo encaminhar estes idosos para os demais serviços do próprio departamento ou para os demais equipamentos da Assistência Social do município”, afirmou Jonatas Gutervil, educador físico colaborador do departamento.

O vídeo completo, que tem também a participação da aposentada Maria de Fátima, está disponível no link www.youtube.com/watch?v=l5NKHeSVKrM .

Texto/foto: Assessoria PMI

COMENTÁRIOS