Campanha do Hemepar ampliará horários para doações de sangue em dezembro
O objetivo é que sejam mantidos os estoques no Paraná para atender a demanda por transfusões de sangue, que costuma aumentar no final do ano. A Unidade de Irati fará uma ação especial durante o dia todo e à noite em 02 de dezembro
Vinte doadores de sangue por dia é a meta da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Irati, que faz parte do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar).
O responsável pela unidade, Amauri Kubaski, explica que a UCT de Irati atende das 13 às 17 horas, que é o horário em que há médico para acompanhar os procedimentos, e que, em dezembro, a UCT fará campanhas para atendimento aos doadores em horários estendidos.
“A ideia é fazer no dia 02 de dezembro uma coleta o dia inteiro, até as 20 ou 21 horas”, conta Amauri, acrescentando que também haverá coleta em alguns sábados do mês.
Segundo ele, todas as unidades da rede Hemepar farão ações similares neste final de ano, que é a época em que há maior demanda por transfusões. E também é neste período que muitas pessoas entram em férias e deixam de doar, o que preocupa os gestores da área.
De acordo com a diretora estadual do Hemepar, Liana Labres de Souza, qualquer redução no número de doações afeta toda a rede. “Nossa necessidade é diária. Se recebemos menos doações em um dia, isto impacta em toda a rede. Sempre haverá alguém precisando de sangue, seja por uma cirurgia ou para tratamento de uma doença. Precisamos que os paranaenses continuem sendo solidários e nos ajudem a manter nossos estoques”, diz.
Neste sistema que funciona em rede, todas as bolsas de sangue coletadas em Irati e nas demais unidades do Estado são centralizadas em Curitiba e, depois, redistribuídas. “Todos os testes, todos os exames são feitos lá, a triagem é feita em Curitiba. Logo após isso, eles mandam para as unidades menores uma determinada quantidade, que é utilizada nas transfusões”, conta Kubaski.
Com estas bolsas de sangue, a UCT de Irati atende a demanda dos hospitais da região Centro Sul – a Santa Casa de Irati, o Hospital Darcy Vargas de Rebouças, o Hospital São Francisco de Assis de Rio Azul, o Hospital São Pedro de Mallet e o Hospital de Teixeira Soares.
Os doadores também vêm dos Municípios, que fazem campanhas e disponibilizam ônibus para o transporte dos voluntários. Nesta quinta-feira (26), por exemplo, a UCT de Irati recebeu 20 doadores de Guamiranga e na sexta-feira (27) recebe 20 doadores de Rio Azul.
Pandemia
“Embora estejamos em meio a uma pandemia, lembramos que os tratamentos para câncer, transplantes, doença falciforme e talassemia não foram interrompidos neste período. Estes pacientes necessitam de doações constantes para dar continuidade ao tratamento. Quando o estoque fica baixo é muito preocupante”, explica a diretora estadual do Hemepar.
Além disso, segundo Liana, com a queda do isolamento domiciliar e maior número de pessoas circulando nas ruas, a demanda por bolsas de sangue para atendimento a pacientes de trauma tem aumentado em todos os hospitais do Estado.
Cuidados
O responsável pela UCT de Irati, Amauri Kubaski, enfatiza que todos os cuidados preventivos em relação à COVID-19 têm sido mantidos. “A unidade é pequena, então a parte da recepção foi adaptada e a gente procura evitar que venham muitos doadores para que não haja aglomeração”, conta.
As doações são agendadas online, por telefone e por whatsApp.

