facebook

Campanha da Luta Antimanicomial acontece remotamente este ano

10/05/2021

Campanha da Luta Antimanicomial acontece remotamente este ano

O Centro de Atenção Psicossocial do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) participa, desde 2015, do movimento Luta Antimanicomial e, neste ano, fará uma campanha remota devido ao protocolo de enfrentamento à Covid-19.

Trabalhadores da Saúde Mental abordarão, por meio de vídeos, diversos temas pertinentes à temática. Esse material será disponibilizado entre os dias 17 a 21 de maio nas salas de esperas das Unidades Básicas de Saúde dos municípios pertencentes à 4ª Regional de Saúde e nas redes sociais do CIS/Amcespar.

O intuito é de conscientizar a população sobre como eram os cuidados oferecidos às pessoas que sofriam com algum transtorno mental, para que as práticas que eram violentas e desumanas não voltem a acontecer.

Reforma no sistema psiquiátrico

O movimento Luta Antimanicomial teve início no Brasil no final da década de 70 com a mobilização dos profissionais da saúde mental e de familiares dos pacientes com transtornos mentais, porém, apenas em 18 de maio de 1987 foi realizado o Congresso de Trabalhadores de Saúde Mental e foi nesse encontro que nasceu a proposta de reforma no sistema psiquiátrico brasileiro, sendo estabelecido que aquela data seria o dia da Luta Antimanicomial.

Com o objetivo principal de acabar com os manicômios –  locais onde os pacientes eram tratados de forma desumana, excluídos da sociedade e violentados –, a reforma psiquiátrica no Brasil tinha o intuito de denunciar essa forma de cuidado e substituir de forma progressiva ao tratamento por serviços comunitários (ESF, NASF e CAPS).

A proposta é que o paciente com problemas mentais mantenha os laços familiares e sociais, e nunca fique em isolamento, como era realizado anteriormente nos manicômios.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação

 

Comentários

🗞️📰 Edição 1580 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580