Campanha da Fraternidade propõe cuidar do próximo

Por Redação 2 min de leitura

Neste ano, a Igreja Católica faz um alerta aos fiéis contra a indiferença e propõe que cada cristão tome a iniciativa de cuidar

“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.  Este é o lema da Campanha da Fraternidade 2020, lançada na manhã desta Quarta Feira de Cinzas (26), na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília. O tema da CF 2020 é “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”.

Neste ano, a proposta da Igreja Católica é de dar aos fiéis indicações de como agir a partir da inspiração samaritana de cuidar daqueles que precisam, como defende o Papa Francisco. A inspiração da campanha é Irmã Dulce, canonizada em 13 de outubro de 2019. Ela é a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa e foi retratada no cartaz da CF 2020, onde aparece protegendo crianças carentes.  

O secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado, destacou a vida de Irmã Dulce como um exemplo contra a indiferença. Questionado sobre quais são as ações concretas que a igreja recomenda aos cristãos, Portella disse que há “diversos níveis de ação”.

“A primeira [ação] começa em cada um: [questionar] o que eu posso fazer para me tornar um cuidador? Até dentro de casa, até cuidar de si para poder cuidar dos outros. Já em nível de sociedade, com ações de natureza política e ecológica”, afirmou.

Dentre as recomendações práticas propostas, estão ter iniciativa de oferecer amparo, envolver, acompanhar e unir-se em momentos de confraternização. De acordo com a presidência da CNBB na apresentação do texto-base da CF 2020: “Que o Brasil inteiro, motivado pela Campanha da Fraternidade, possa ver fortalecida a revolução do cuidado, do zelo, da preocupação mútua e, portanto, da fraternidade”.

A CF 2020 termina no dia 05 de abril, quando os católicos comemoram o Domingo de Ramos, no final de semana que antecede à Páscoa. 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação