Café da Aciai busca alinhamento sobre soluções para os condomínios industriais de Irati
Audiência pública sobre o tema será realizada na próxima quinta, 23, na Câmara de Vereadores
Na manhã de terça-feira, dia 21, a Associação Comercial e Empresarial de Irati – Aciai, realizou a segunda edição do “Café da Aciai”, com a temática voltada para a busca de soluções para os condomínios industriais da BR 277 e BR 153, em Irati. A proposta é para um alinhamento de ideias a serem apresentadas pela entidade na audiência pública, que será realizada na próxima quinta, dia 23, às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores de Irati. Todos os empresários são convidados a participar, pois serão definidos importantes instrumentos para regularização daqueles espaços.
“Nós como entidade representativa dos empresários, sabemos da importância dessa regularização para que possam ser feitos investimentos, e também para que os condomínios sejam atraentes para que novas empresas venham a se instalar. Esse encontro realmente é uma ação preparatória, para ouvirmos todas as autoridades envolvidas nesse processo de regularização destes terrenos”, pontuou o presidente da Aciai, Renato Hora.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Estiveram presentes, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, a vice-prefeita, Ieda Waydzik, a promotora do Ministério Público, Gabriela Cunha Prados, o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues, a procuradora do Município, Carla Queiroz, as vereadoras Vera Gabardo e Terezinha Veres, o presidente do Sindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias e da Marcenaria de Irati, Avonir Funes, além de dezenas de empresários com negócios nos condomínios industriais e membros da Diretoria da Aciai.
“A regularização dos condomínios é uma meta da nossa gestão e temos como princípio fazer isso de uma forma resolutiva, para solucionar uma questão que se arrasta há anos e gestões em Irati”, destacou o prefeito Derbli.
A questão da legalidade e transparência dos atos também foram aspectos reforçados pela promotora Gabriela. “Sabemos como Ministério Público da urgência de regularização daqueles espaços, é preciso que todas as decisões estejam embasadas dentro da lei e dos princípios da transparência e isonomia”, ressaltou.
Para estabelecer a melhor solução possível, a Secretaria de Indústria e Comércio de Irati visitou condomínios industriais de municípios como Francisco Beltrão, Turvo, Imbituva, Campo Largo, entre outros.
“Hoje o modelo adotado de cessão das áreas precisa ser atualizado para um que atenda as atuais demandas de mercado e competitividade. O atual formato não é atrativo para investidores. Para o empresário não é interessante investir em uma área que não é sua”, explica.
No modelo atual, as áreas, que pertencem ao Município, são disponibilizadas através de concorrência, na qual as empresas devem cumprir uma série de requisitos para utilizar o espaço disponível. “A ideia é que com a regularização as empresas se tornem proprietárias, também seguindo c

