BikeCine exibirá filmes gratuitamente em Teixeira Soares nesta quinta-feira, dia 11

Por Redação Hoje Centro Sul 3 min de leitura

Cinema movido apenas por energia limpa de bicicletas une cultura, sustentabilidade e esporte.
A sessão gratuita e ao ar livre exibirá curtas-metragens e a animação “Divertida Mente 2”

Um cinema totalmente movido a bicicletas é a proposta do BikeCine, um cinema itinerante que funciona apenas com energia gerada pelas pedaladas do próprio público. A cidade de Teixeira Soares recebe as sessões gratuitas e ao ar livre pela primeira vez, na quinta-feira, dia 11 de dezembro, com patrocínio do Instituto Aegea e Ambiental Paraná, empresa responsável pela gestão de esgoto em 52 cidades do estado em Parceria Público-Privada com a Sanepar. 

 No BikeCine o público pode escolher de onde e como prefere assistir aos filmes, acomodado na plateia com 150 cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente do funcionamento da sessão. No total, são 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas: 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as bicicletas trazidas pelo próprio público, caso desejem.

É possível também colaborar pelo “pedal de mão”, um recurso planejado especialmente para a diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade na participação.

O BikeCine foi lançado no Brasil em 2024 e já passou por mais de 30 cidades, realizando cerca de 80 sessões para mais de 10 mil pessoas. 

Ingressos são gratuitos 

A programação em Teixeira Soares exibe uma sessão com filmes variados em curta-metragem, em seguida, o longa-metragem “Divertida Mente 2″, a sequência da cativante animação da Disney Pixar, agora com Riley num salto temporal, passando pela temida pré-adolescência, relatada de forma leve e divertida. Todos os filmes contam com recursos de acessibilidade.
Os ingressos são gratuitos e ficam disponíveis on-line para o público, pelo site https://bikecine.com.br/, também serão distribuídos presencialmente no local, uma hora antes do evento.

Como funciona a energia no BikeCine

O BikeCine consome cerca de 2500 watts por hora e cada ciclista gera 200 watts, em média. Quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida, um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se é preciso pedalar mais. Durante as sessões, os participantes podem fazer revezamento nas pedaladas, para descansar e para que todos possam vivenciar a experiência.

“O BikeCine reúne pautas que consideramos importantes para a sociedade e para o planeta. É uma grande alegria estrear em Teixeira Soares, queremos proporcionar cultura, entretenimento, bem-estar, conscientização e inclusão. Quando o público vivencia a utilização da energia sustentável na prática, é convidado a refletir sobre o consumo energético, colaboração coletiva e mobilidade urbana.”, compartilha Marco Costa, coordenador geral e idealizador do BikeCine.
O BikeCine em Teixeira Soares é viabilizado por meio da Lei Rouanet, incentivo a projetos culturais, com patrocínio da Ambiental Paraná e Instituto Aegea, apoio da Secretaria de Esportes e Prefeitura de Teixeira Soares. Realização BikeCine, Ministério da Cultura e Governo Federal.