Bertoldo Rover é eleito presidente do CIS Amcespar e Emiliano Gomes será o vice

Por Redação 3 min de leitura

Na tarde de quarta-feira (30), ocorreu a eleição do novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, CIS Amcespar, para o biênio 2025-2026. Por unanimidade de votos, Bertoldo Rover (PSD) prefeito eleito de Imbituva será o novo presidente da entidade, Emiliano Gomes (PSD) prefeito eleito de Irati será o vice e o prefeito eleito de Rebouças Laercio Cipriano (PP) o tesoureiro.

Também foi definido que a atual presidente da entidade, Cleonice Schuck, prefeita de Fernandes Pinheiro, será a diretora do CIS Amcespar a partir de 2025, para dar continuidade às tratativas junto à Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Sobretudo nas questões que envolvem a Santa Casa de Irati e a unidade do Erasto Gaertner em Irati. 

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

De acordo com o presidente eleito, Bertoldo Rover, o CIS Amcespar prosseguirá atendendo a população dos nove municípios consorciados com exames, consultas especializadas, procedimentos, cirurgias e outros serviços de saúde. “A expectativa do Consórcio de Saúde é trabalhar em grupo, trabalhar com uma diretoria forte, com os funcionários e vamos permanecer com uma equipe forte. Vamos continuar os trabalhos e vamos progredir, né? Sempre progredindo, confio nas pessoas que vão me ajudar dentro da entidade”, disse Rover.

Uma das pessoas que deverá auxiliá-lo é a atual presidente do Consórcio. Cleonice Schuck conta que o pedido para que ela seja a diretora da entidade no ano que vem partiu tanto do presidente eleito Bertoldo Rover, como de uma solicitação da equipe técnica da SESA. “Foi muito trabalho, foi muita dedicação, muitas reuniões e nós estamos muito bem alinhados na linguagem do governo do Estado do Paraná, na Secretaria de Saúde. Então, é muito importante pra nossa região que isso continue, que essas tratativas todas não retrocedam e para isso então, a pedido deles, eu me coloquei à disposição para que a gente possa otimizar todo esse trabalho e tentar fazer com que a nossa Santa Casa volte a respirar”, contou Cleonice.

Segundo ela, são necessárias tratativas junto à Irmandade da Santa Casa, junto à SESA  e ao Consórcio de Saúde, “para que sanemos de alguma forma essa deficiência econômica que a Santa Casa está apresentando, muito grave”.

Há muitos anos, o provedor da Santa Casa de Irati e a equipe administrativa da entidade reclamam que os recursos disponíveis são insuficientes para a manutenção dos serviços oferecidos à população regional, apresentam o valor da dívida do hospital e pedem auxílio financeiro dos municípios. Por outro lado, a presidente do CIS Amcespar e outros prefeitos da região reclamam que falta transparência, pois não conseguem ter acesso aos números, documentos e estratégias de gestão da entidade que resultam em déficits mensais crescentes há vários anos.

Questionado sobre o tratamento que será dado à Santa Casa de Irati, o novo presidente do CIS Amcespar afirmou: “Nós temos que encarar junto com o governo do Estado os desafios que são da área da saúde. O que competir ao Consórcio de Saúde, o que tiver ao