facebook

Bertoldo Rover é eleito presidente do CIS Amcespar e Emiliano Gomes será o vice

01/11/2024

Bertoldo Rover é eleito presidente do CIS Amcespar e Emiliano Gomes será o vice

Na tarde de quarta-feira (30), ocorreu a eleição do novo presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, CIS Amcespar, para o biênio 2025-2026. Por unanimidade de votos, Bertoldo Rover (PSD) prefeito eleito de Imbituva será o novo presidente da entidade, Emiliano Gomes (PSD) prefeito eleito de Irati será o vice e o prefeito eleito de Rebouças Laercio Cipriano (PP) o tesoureiro.

Também foi definido que a atual presidente da entidade, Cleonice Schuck, prefeita de Fernandes Pinheiro, será a diretora do CIS Amcespar a partir de 2025, para dar continuidade às tratativas junto à Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Sobretudo nas questões que envolvem a Santa Casa de Irati e a unidade do Erasto Gaertner em Irati. 

👉 ​Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

De acordo com o presidente eleito, Bertoldo Rover, o CIS Amcespar prosseguirá atendendo a população dos nove municípios consorciados com exames, consultas especializadas, procedimentos, cirurgias e outros serviços de saúde. “A expectativa do Consórcio de Saúde é trabalhar em grupo, trabalhar com uma diretoria forte, com os funcionários e vamos permanecer com uma equipe forte. Vamos continuar os trabalhos e vamos progredir, né? Sempre progredindo, confio nas pessoas que vão me ajudar dentro da entidade”, disse Rover.

Uma das pessoas que deverá auxiliá-lo é a atual presidente do Consórcio. Cleonice Schuck conta que o pedido para que ela seja a diretora da entidade no ano que vem partiu tanto do presidente eleito Bertoldo Rover, como de uma solicitação da equipe técnica da SESA. “Foi muito trabalho, foi muita dedicação, muitas reuniões e nós estamos muito bem alinhados na linguagem do governo do Estado do Paraná, na Secretaria de Saúde. Então, é muito importante pra nossa região que isso continue, que essas tratativas todas não retrocedam e para isso então, a pedido deles, eu me coloquei à disposição para que a gente possa otimizar todo esse trabalho e tentar fazer com que a nossa Santa Casa volte a respirar”, contou Cleonice.

Segundo ela, são necessárias tratativas junto à Irmandade da Santa Casa, junto à SESA  e ao Consórcio de Saúde, “para que sanemos de alguma forma essa deficiência econômica que a Santa Casa está apresentando, muito grave”.

Há muitos anos, o provedor da Santa Casa de Irati e a equipe administrativa da entidade reclamam que os recursos disponíveis são insuficientes para a manutenção dos serviços oferecidos à população regional, apresentam o valor da dívida do hospital e pedem auxílio financeiro dos municípios. Por outro lado, a presidente do CIS Amcespar e outros prefeitos da região reclamam que falta transparência, pois não conseguem ter acesso aos números, documentos e estratégias de gestão da entidade que resultam em déficits mensais crescentes há vários anos.

Questionado sobre o tratamento que será dado à Santa Casa de Irati, o novo presidente do CIS Amcespar afirmou: “Nós temos que encarar junto com o governo do Estado os desafios que são da área da saúde. O que competir ao Consórcio de Saúde, o que tiver ao alcance do Consórcio de Saúde, vai ser feito. Da saúde, e tem obrigações do governo federal e do governo estadual”.

Erasto em Irati

Outra questão tida como fundamental para os prefeitos dos municípios que integram o CIS Amcespar é dar continuidade às negociações com o Governo do Estado para manter os recursos que garantem o funcionamento da unidade do Erasto Gaertner em Irati.   “Porque os casos aumentam muito, nós temos aí uma média de 100 novos casos por mês, isso é um volume muito grande para nossa região de aproximadamente 175 mil habitantes”, comenta Cleonice.

Como funciona o CIS Amcespar?

Também durante a reunião do dia 30, a diretora executiva do CIS Amcespar, Ângela Maria da Cruz Cardoso, fez uma apresentação sobre o funcionamento do Consórcio de Saúde aos novos prefeitos.

Entre 2021 e junho de 2024, o Consórcio de Saúde realizou mais de 2 milhões e 400 mil atendimentos aos moradores de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares – ver tabela.

Atualmente a entidade conta com 179 empresas prestadoras de serviços, com cerca de 380 profissionais atuando nesses CNPJs.

Dentre as principais conquistas recentes alcançadas, foram citadas: Aproximação das unidades de atendimento; Construção da nova sede; Terreno anexo a obra; Redução em 50% das tarifas bancárias;Modernização no sistema administrativo e assistencial; Ampliação da equipe do CAPS; Finalização da obra de ampliação do CEO; Programa de aquisição compartilhada; Ampliação no número de atendimentos e procedimentos oncológicos; Emenda parlamentar R$ 256.000,00; Convênios para aquisição de equipamentos – modernização; Convênios QUALICIS.

Letícia Torres

Comentários

A Edição 1638 do Jornal Hoje Centro Sul já está nas bancas! 🗞️
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580