facebook

Base do SAMU é inaugurada em Inácio Martins

01/04/2022

Base do SAMU é inaugurada em Inácio Martins

Na tarde de quinta-feira (31), foi inaugurada em Inácio Martins a Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A partir de agora, o município contará com ambulância e profissionais permanentemente disponíveis para o atendimento às vítimas de traumas e acidentes.

“É uma garantia de salvar vidas. Tendo um serviço de emergência, de urgência, garante-se às pessoas que o socorro, aquele atendimento prioritário quando existe risco de vida, chegue mais próximo, chegue mais rápido”, afirma o prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato.

A nova unidade do SAMU se soma às outras que já estão em operação na região da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), localizadas em Irati, Teixeira Soares, Rio Azul e Imbituva. Todas fazem parte do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (Cimsamu), com sede em Ponta Grossa, onde há médicos reguladores, que atendem aos chamados da população e determinam o tipo de ambulância e o tipo de profissionais necessários para cada atendimento.

Com a Base do SAMU em Inácio Martins, além da redução do tempo para a assistência aos moradores do município pelos técnicos de enfermagem com curso de socorrista/resgatista  e pelos motoristas/resgatistas,  haverá mais segurança quanto à garantia da  existência de vagas nos centros hospitalares de referência.  “Há vaga imediata em situação emergencial.  As pessoas que correm risco de vida podem ser salvas por este serviço que está sendo implantado, que já está implantado na região e agora temos a nossa ambulância a inauguração do nosso ponto do SAMU aqui em Inácio Martins”, frisou Junior Benato.

Investimento

A Base do Samu de Inácio Martins funciona ao lado do Pronto Atendimento Municipal, na rua Afonso Pena, 734. Para a destinação de instalações adequadas ao serviço, foram investidos cerca de R$ 150 mil em reformas do espaço.

“Nós fizemos uma reforma total na parte estrutural do nosso Pronto Atendimento, onde anexo o SAMU vai estar. Também providenciamos todo o mobiliário e a cobertura. Isto, além do investimento que nós fazemos no pagamento do serviço, mensalmente. Na verdade não é um gasto, é para preservar a vida das pessoas porque o que nós temos de mais importante no mundo é a vida”, afirma o prefeito.

Ele acrescenta que antes mesmo da Base ser estruturada, o serviço do SAMU já vinha sendo oferecido à população. “Por mais que seja a última inauguração que nós estamos tendo na nossa regional de Saúde, o serviço já existia, foram muitas vidas salvas pelos médicos do helicóptero e da UTI móvel também. Várias vezes eles subiram para Inácio Martins, tanto a aeronave quanto o serviço de UTI para salvar vidas aqui no município, então a gente está muito grato com o serviço”, finaliza.

Presentes

Também participaram da inauguração, o vice-prefeito de Inácio Martins Kleverson Perussolo, lideranças do Cimsamu, secretários municipais e  vários prefeitos da região: Leandro Jasinski (Rio Azul), Celso Kubaski (Imbituva) e Cleonice Schuck (Fernandes Pinheiro). Ainda estiveram presentes a diretora do CIS/Amcespar Ângela Cardoso, o  diretor-geral da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística José Brustolin Neto, representando o deputado federal Sandro Alex, e Celso Spak, representando o deputado estadual Artagão Júnior.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/ Hoje Centro Sul

Comentários

Edição 1416 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580