Aumento da conta de água assusta consumidores em Irati

Por Redação 4 min de leitura

Consumidores de Irati registram um aumento de R$ 100 em contas referentes ao final do ano e começo do ano. Sanepar e Procon dão orientações para os consumidores

O começo de ano foi de surpresa na conta de água de alguns consumidores de Irati. Desde o início do ano, muito consumidores tem reclamado nas redes sociais que o valor da conta de água dobrou, com aumentos de até R$ 100. O percentual de aumento é maior do que o anunciado pela Sanepar no ano passado.

Em comum, muitos consumidores relatam um aumento no consumo, mas não conseguem constatar vazamento de água no imóvel, nem registram troca do hidrômetro. Moradora da Vila São João, em Irati, Michele Chemin é uma das consumidoras que tem notado o aumento. “Faz 3 meses que está vindo quase R$300 de água. E eu nunca passei de R$120 na minha água. Esse mês veio R$257”, conta.

Ela ligou na Sanepar para ver sobre o aumento. “Liguei lá reclamando, eles me falaram que é vazamento, mas a gente já mexeu em tudo e não tem vazamento algum aqui”, disse.

Marise de Lara, moradora do centro, também notou o aumento na fatura de dezembro do ano passado, referente ao consumo de novembro. “De R$168 pulou para R$368”, relata. Em janeiro, o valor da fatura voltou ao antigo valor de R$ 168.

Quando recebeu a fatura com o valor alto, Marise chegou a reclamar com um funcionário da Sanepar. “Reclamei já no dia que chegou o talão. Aí veio um funcionário e falou que era erro de leitura. Era pra eu esperar chegar o próximo que eles iriam ver o que faziam. Mas fui lá de novo, aí veio outro funcionário já com um papel na mão dizendo que era consumo e não tinha nada para fazer”, disse. Marise também disse que não constatou vazamento em sua casa.

Com Maria Luiza Licovski, moradora do Conjunto Joaquim Zarpelon, houve o mesmo tipo de aumento. A fatura normalmente dava em torno de R$ 193, mas em janeiro subiu para R$ 293. “Sendo que não tive nenhum gasto a mais. Na verdade, meu gasto deveria vir menos do que o mês anterior, pois meu filho mais velho e minha filha foram passar as férias na casa da vó. Isso deveria reduzir minha fatura. E não aumentar em R$ 100”, disse. Ela também conta que não encontrou vazamento em casa.

A moradora da Vila Nova, Elaine Bedin, também tem o mesmo relato de aumento. “Sempre vem R$100, no máximo R$135. Nunca passou disso, mas esse mês foi de mais R$398. Fui na Sanepar ver o que estava acontecendo. Me falaram que era vazamento. Falei que vimos em todo lugar e não tinha”, conta.

Já no caso de Sueli Lopes de Oliveira, moradora da Vila São João, a reclamação surtiu efeito e a Sanepar reconheceu que houve erro na leitura do consumo. “Nós nos mudamos na casa nova, não deu um mês e eles cobraram 33 dias. O meu marido foi na Sanepar, eles enrolaram ele lá e nada resolvido. O meu marido, não satisfeito, voltou na Sanepar. A moça falou que era para tirar uma foto do registro e levar para ela. O meu marido fez isso. Levou lá na Sanepar a foto. Aí ela falou que realmente, a pessoa que tirou a leitura, tirou errado, porque era para dar R$ 149, deu R$ 249. Então, foi R$ 100 a mais que estavam cobrando de nós”, relata.

Sanepar

O jornal Hoje Centro Sul entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sanepar sobre os problemas relatados pelos consumidores.

Em relação à situação em que a leitura de consumo é maior do que o normal, chegando a dobrar, e o relato dos consumidores de que não houve vazamento na propriedade, nem troca de hidrômetro e aumento de consumo, a Sanepar orient