14/12/2023
Na manhã da última quarta-feira (13), as atletas do voleibol feminino, do Paratletismo e os atletas do Parajiu-jitsu e Downhill foram homenageados pelas importantes conquistas esportivas em 2023. O ato simbólico foi realizado no salão nobre da prefeitura e reuniu além dos atletas o prefeito Jorge Derbli, a vice Ieda Waydzik e o Secretário de Esportes e Lazer, André Demczuk.
O esporte de Irati vem sendo destaque há muitos anos, com diversas conquistas estaduais, nacionais e mundiais em várias modalidades, pensando em retribuir o trabalho e dedicação dos atletas a Secretaria de Esportes e Lazer e a gestão municipal promoveram uma manhã de homenagens e entrega de medalhas aos atletas que obtiveram resultados expressivos.
Durante o ano diversos projetos foram retomados e fomentados pela secretaria de esportes, como o Handebol, o voleibol masculino, a ginástica, o projeto de Karate, o projeto de Jiu-Jitsu além dos diversos outros que estão em atividade no município através do Programa Esporte para Todos.
O secretário de Esportes e Lazer, André Demczuk, destacou que o ano foi recheado de conquistas pelos atletas Iratienses e destacou o trabalho realizado em 2023. “Para nós é uma satisfação muito grande e a prova de que o esporte em Irati é levado a sério, tanto pela gestão quanto pela equipe da secretaria e pelos atletas que são os principais responsáveis por tudo isso”, afirma.
André também valorizou o momento de premiar aqueles que se esforçam e trazem resultados para o município. “Nós ficamos muito felizes em recebê-los aqui e ter a oportunidade de homenagear e premiar esses atletas que fizeram muito por Irati em 2023”, aponta.
Um dos homenageados foi Heverton Gil, atleta do parajiu-jitsu que conquistou os títulos brasileiro, sul-americano, pan-americano e mundial da categoria, atingindo o grande feito de unificar todos os títulos do parajiu-jitsu em 2023. “Foi um ano mágico, foram muitos anos de trabalho para chegar onde cheguei, conquistar tantos títulos em um único ano é muito especial para mim, mais importante ainda representando a minha cidade natal”, destaca Heverton.
Heverton ainda comentou que o apoio que recebe é referência também em outras cidades do país e também aproveitou para agradecer o apoio que recebeu tanto da gestão municipal quanto de seus patrocinadores. “Hoje Irati é referência para outras cidades do Brasil, em todas as competições os outros competidores vêm elogiar o apoio que a gestão tem dado para mim e outros atletas com suporte para treinamento e transporte. Agradeço a todos os meus patrocinadores e a secretária de esportes por confiar no meu trabalho e me apoiar sempre”, conta.
Além de Heverton, outros atletas que competem individualmente também foram homenageados, como Isabella Cordeiro da Silva Francos, que compete no Paratletismo e Júlio Cesar Kimpinski, atleta do Downhill.
Isabela conquistou mais três títulos importantes para a sua carreira em 2023. Ela participou do 11° Jogos Paradesportivos do Paraná-PARAJAPS 2023, em Foz do Iguaçu. Onde conquistou duas medalhas de ouro e uma de prata. Além disso, a iratiense quebrou o recorde da competição de lançamento de disco.
Julio Cesar também conquistou títulos importantes para sua carreira e em 2023 o atleta participou de todas as etapas nacionais, passando por 6 estados brasileiros onde sagrou-se Campeão do ranking Nacional de Downhill categoria Master A1 e 3° colocado Campeonato Paranaense de Downhill na mesma categoria.
Já nos esportes coletivos as homenageadas foram as atletas do Vôlei de Irati que em 2023 conquistaram o vice campeonato Estadual e o título da Super Liga C de vôlei, a maior competição nacional da modalidade, sendo promovidas a Super Liga B em 2024. A ponteira Marcela dos Santos Souza conta que a expectava para 2023 era gigantesca e a equipe veio com força total em todas as competições. “Tivemos a cabeça tranquila para trabalhar e fortalecer a equipe, com isso os resultados começaram a vir e consequentemente os títulos. A Prefeitura através da secretaria de Esportes e a AVI nos abraçaram, apoiaram e acreditaram no processo e sem eles nada disso seria possível”, destaca.
Texto/Fotos: Assessoria PMI