facebook
27/07/2020

Assistência Social inicia serviço de escuta telefônica para idosos

Assistência Social inicia serviço de escuta telefônica para idosos

A Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Irati, por meio do Departamento da Política da Pessoa Idosa, está disponibilizando um serviço de escuta telefônica pelos telefones 3907-3101 e 9 9141 4872 (ligações e whatsapp). Trata-se de um canal seguro para acolhimento aos idosos que estão se sentindo solitários ou emocionalmente abalados, e também como tentativa de estabelecer formas de comunicação adequadas aos novos protocolos de segurança em época de pandemia. Ou seja, com este serviço, busca-se o estabelecimento de novas condutas que promovam o cuidado integral à saúde dos idosos, e que estão intimamente ligadas ao bem-estar emocional, principalmente, mas não somente, neste período de quarentena.

De acordo com a Assistência Social de Irati, o distanciamento tem nos colocado frente a diversos sentimentos com os quais, muitas vezes, não conseguimos lidar ou verbalizar facilmente, principalmente com os familiares. Esse novo canal, portanto, busca estabelecer novos meios de escuta ativa à população idosa, buscando, com isso, o estabelecimento de uma relação de confiança e apoio.

Os telefones servirão para as ligações e para atendimento via whatsapp, com a possibilidade de inserção em grupos de troca de informações e como incentivo à socialização com idosos de diversos territórios do município. Para a secretária de assistência social de Irati, Sybil Dietrich, o serviço é mais uma das ações baseadas no Plano de contingência de assistência social, buscando mitigar os impactos gerados pela pandemia do coronavírus na vida da população idosa. O serviço de escuta telefônica tem o apoio da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), por meio dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia.

Texto/Foto: Assessoria PMI

COMENTÁRIOS