Asfalto transforma a vida dos moradores de bairros em Inácio Martins
O último bairro da cidade que recebeu pavimentação foi a Vila Javaski, mas outros bairros como a Vila Borges e o Cohapar 2 também já tiveram suas ruas asfaltadas. Moradores destacam a importância deste tipo de infraestrutura em seu dia a dia e o prefeito conta que mais obras estão previstas
“Eu nunca esperava que ia ter asfalto. Este terreno era do meu falecido sogro”, conta Nelson Ferreira, morador da Vila Javaski, em Inácio Martins. Ele reside no local há mais de vinte anos e nas últimas semanas viu a transformação das características do bairro com o asfalto passando em frente à sua casa e nas demais ruas próximas.
A pavimentação também mudou a vida de Angelica Ferreira de Almeida. “Agora, com o asfalto, não tem como sujar o pé, as crianças vão mais limpas para a escola, porque em dia de chuva, embarrava demais”, comemora.
Nelson e Angelica são apenas dois dos muitos moradores da Vila Javaski, que teve 9.520,57 m2 de pavimentação realizada pela Prefeitura de Inácio Martins. Receberam asfalto a Rua dos Neves, a Rua Szefredo Ferreira da Silva, a Rua Jair Garcia, a Rua Silvino Pasqualin, a Rua Dona Guilhermina e a Rua Sem Denominação.
As obras custaram R$ 2.966.448,64 e incluem pavimentação asfáltica, drenagem, meio fio e sinalização em todas as vias, além de calçada na rua principal, que dá acesso ao bairro. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo de Inácio Martins, cerca de 90% do cronograma de execução da obra já foi cumprido e os serviços continuam em andamento, pois está sendo preparada a base para a construção da calçada.
Os investimentos na Vila Javaski puderam ser feitos com recursos do programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor (Finisa), da Caixa Econômica Federal.
Não haverá cobrança de contribuição de melhoria da população, assim como não houve cobrança em outros bairros de Inácio Martins que já receberam asfalto, pois grande parte dos moradores não têm condições financeiras para arcar com despesas deste tipo.
O prefeito Júnior Benato explica que muitas das pessoas que residem nos bairros estão incluídas em programas sociais, como bolsa família, tarifa social, e outros. Na concepção dele, todos precisam ser atendidos pelo poder público com infraestrutura e oportunidades de desenvolvimento.
“Não é uma questão de renúncia de receita, é realmente o poder aquisitivo das pessoas, que não têm condição. Mas elas têm que ter a mesma oportunidade, porque a partir disto, você dando dignidade para as pessoas, elas podem também melhorar a qualidade de vida e quem sabe, futuramente, elas tenham saído da vulnerabilidade. Este é um incentivo para a saída da vulnerabilidade”, argumenta o prefeito.
Com esta visão, ao longo dos anos, Júnior Benato conseguiu executar obras de pavimentação na maioria das vias da cidade. “Quando eu deixar o cargo, espero que tenhamos mais de 95% das ruas da área urbana de Inácio Martins pavimentadas”, destaca.
Para chegar a estes resultados, a equipe técnica do município tem trabalhado muito. Tais Gonçalves Vieira, responsável pelo setor de Planejamento, conta que os recursos do Finisa possibilitam atender locais onde as ruas s&a

