facebook
27/07/2020

Após a missa de São Cristóvão, mais de mil veículos receberam a bênção em Irati

Após a missa de São Cristóvão, mais de mil veículos receberam a bênção em Irati

No domingo (26), a Comissão responsável pela 72ª Festa de São Cristóvão da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati promoveu uma missa alusiva ao patrono dos motoristas, caminhoneiros e motociclistas – transmitida pelas redes sociais. A celebração foi às 8 horas da manhã, e das 9 às 12 horas houve bênção dos veículos. Ao todo 1.150 veículos foram abençoados pelos padres Jorge, Alexandre e pelo diácono Luciano, com apoio dos Franciscanos, dos membros da Pastoral da Comunicação e do grupo Jovens da Luz.

Devido à pandemia do novo coronavírus, a tradicional procissão não foi realizada. Segundo Vanderlei Kawa, um dos membros da organização do evento, a Festa de São Cristóvão e procissão de Irati são as mais antigas do Brasil, ininterruptas desde o ano de 1948 quando tiveram início sob a coordenação do Frei Nereu do Vale. “Este ano de 2020, com o coronavírus–COVID 19, foi diferente, todos sentimos a ausência da grande procissão de veículos, caminhões e motociclistas realizada todos os anos pelas ruas de nossa cidade. Devido às restrições de aglomeração de pessoas, esta pandemia afetou e comprometeu a realização deste grande evento da nossa Paróquia Nossa Senhora da Luz de Irati e região”, comenta  Kawa. 

Bênção de veículos

Para a realização da bênção de veículos no domingo (26), os integrantes da  comissão e os sacerdotes cumpriram todas as normas do decreto municipal, tendo o cuidado no uso de máscaras e álcool gel, sem aglomerações conforme as restrições exigidas pelos órgãos de segurança. “Nada nos é mais caro do que a saúde e o bem estar de todos os envolvidos nesta manifestação de amor e solidariedade”, define Vanderlei Kawa.

Ele conta que durante toda a bênção dos 1.150 veículos, a organização do evento teve o apoio da Prefeitura de Irati, Departamento Municipal de Trânsito (Iratran) e Guarda Municipal.

A Comissão Organizadora agradece o apoio das autoridades e dos motoristas que participaram. Alguns, inclusive, fizeram doações à igreja. Segundo a Comissão, “as doações espontâneas  dos motoristas serão revertidas para as ações sociais como sempre definiu a Comissão durante esses anos; unindo assim  a benção com seu gesto solidário e fraterno”.

E quem não pode ir levar o veículo para benzer, poderá fazer em outras datas.

De acordo com Vanderlei Kawa, o padre Jorge fará a bênção de veículos “todo dia 25 do mês, em frente à Paróquia Nossa Senhora da Luz, das 17h30 às 18h30, lembrando do Dia de São Cristóvão”.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Fotos: Divulgação PasCom Igreja Nossa Senhora da Luz

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS