facebook

Após a missa de São Cristóvão, 3.341 veículos receberam a benção em Irati

A festa em homenagem ao padroeiro dos motoristas chega na sua 74ª edição em 2022 e é considerada a mais antiga do Brasil

25/07/2022

Após a missa de São Cristóvão, 3.341 veículos receberam a benção em Irati

As comemorações da 74ª de São Cristóvão aconteceram no último fim de semana, em Irati, com a tradicional missa, procissão de veículos e festa ao patrono dos motoristas, caminhoneiros e motociclistas.

A celebração da missa ficou por conta do padre Jorge Casimirski e aconteceu no domingo (24) às 8h na Paróquia Nossa Senhora da Luz. Já a procissão dos veículos começou em seguida, pelas ruas da cidade, e se estendeu até às 13h40. Ao todo, 3.341 veículos foram abençoados pelos freis Manoel, Maikel, Daniel, Luiz e Gustavo, com o apoio dos Franciscanos, dos membros da Pastoral da Comunicação e do grupo Jovens da Luz. A benção aconteceu na esquina das ruas 19 de Dezembro e XV de Julho, no Centro.

Durante toda a bênção dos veículos, a organização do evento distribuiu brindes e arrecadou R$ 9.098,30 em doações em dinheiro. O evento teve o apoio da Prefeitura de Irati, Departamento Municipal de Trânsito (Iratran) e Guarda Municipal.

👉 Clique aqui e receba as notícias da região no seu celular

Ainda no domingo, a partir do meio dia, teve início o almoço e bingo, com a venda de sonhos, pastéis, quentão, refrigerantes e sorteio de brindes durante toda a tarde.

A programação oficial iniciou na quinta-feira (14) com a novena, que foi realizada até o dia 22 em louvor a São Cristóvão, e se estendeu até segunda-feira, dia 25. Também como parte das comemorações, no sábado (23), aconteceu o Arraiá da Luz, a benção dos maquinários agrícolas e a 14ª Corrida de São Cristóvão, nas modalidades adulto e infantil, que contou com a participação de 210 corredores.

Veículo mais enfeitado

Neste ano volta a acontecer a premiação do veículo mais enfeitado da procissão. O resultado sairá no dia 29 de julho, às 10h, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, e vai premiar com os ganhadores com um prêmio surpresa e troféu.

Mais antiga do Brasil

Idealizada por frei Capuchinho Nereu do Valle, a festa de São Cristóvão em Irati acontece desde o ano de 1948, que neste ano chegou a 74 edições ininterruptas, sendo a mais antiga do Brasil de acordo com o RankBrasil.

O membro coordenador e integrante da comissão organizadora, Vanderlei Kawa, agradeceu a todos os envolvidos na realização da festa. “Agradecimentos da organização a todos os sacerdotes, padres e freis, à equipe de trabalho da festa, à equipe dos franciscanos, que durante anos acompanham este trabalho, agradecimentos aos nossos motoristas, agricultores, motoqueiros e ciclistas que participaram da celebração e procissão, ao comando da 8ª Cia da Polícia Militar, ao Corpo de Bombeiros, aos guardas da Iratran”, disse. Ele também agradeceu o  apoio da Prefeitura Municipal, da imprensa e dos patrocinadores e colaboradores pela doação dos brindes distribuídos durante a procissão e benção.

Texto: Lenon Diego Gauron/ Hoje Centro Sul.

Fotos: Vanderlei Kawa e Lenon Diego Gauron. 

Comentários

Edição 1425 - Já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580