Após 55 anos, Apae de Irati muda de endereço e projeta ampliação de estrutura

Por Redação 4 min de leitura

Depois de uma orientação da Secretaria Estadual de Educação, a direção da Apae de Irati decidiu concentrar suas atividades na Apae Rural, que já funciona há 40 anos e conta com uma estrutura ampla, com mais possibilidades de aprendizado para os alunos

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Irati, mantenedora da Escola de Educação Básica José Duda Junior, recentemente mudou suas instalações da área central, onde ficou por 55 anos, para a Apae Rural, localizada a cerca de 5 quilômetros do centro da cidade. Isso gerou dúvidas e questionamentos da população que foi pega de surpresa com a mudança repentina, mas de acordo com diretora Eliane Pires Filipaki, essa alteração não gerou prejuízo aos pais, uma vez que eles têm seus filhos atendidos através de veículos escolares oferecidos pelo município.

Atualmente mais de 150 alunos e 55 profissionais fazem parte da instituição que oferta Educação Infantil, Ensino Fundamental e  Educação de Jovens e Adultos. A diretora explica que a mudança de endereço foi necessária devido a questões burocráticas. A Secretaria de Estado da Educação orientou que a Apae abrisse uma nova escola e separasse os alunos, ou juntasse as duas escolas (central e rural) em um só lugar.

“Em outubro de 2022 nós tivemos a visita da gestora da Secretaria de Educação, a qual era responsável por avaliar as solicitações de materiais feitas pela Apae. A equipe veio fazer uma verificação na Apae central, e depois foram visitar a Apae Rural. A Apae de Irati estava em um endereço, no Centro, e a Apae Rural estava em outro endereço, que o Estado não reconhecia, porque não estava contido no CNPJ. Ficamos muito surpresos, porque estamos aqui há 40 anos e nunca ninguém nos comunicou que estávamos irregulares por ter dois endereços”, comenta Eliane.

Como a Apae Rural já tinha uma estrutura mais ampla e completa, o local foi escolhido para abrigar todos os alunos, que agora contam com mais espaço, opções de lazer e aprendizado. E para que toda essa mudança fosse feita, a instituição precisou, além de levar todo o mobiliário e estrutura de ensino, mexer também na documentação para passar a atuar de forma regular em um só endereço.

A necessidade de alteração pegou toda equipe de surpresa. Direção e funcionários precisaram trabalhar rápido para deixar tudo em ordem para receber os alunos. “Foi um susto, porque nos avisaram em outubro, mas já em fevereiro estávamos com tudo funcionando. Ainda temos muito o que melhorar, mas nossos alunos já têm o máximo de segurança. Nós tivemos muito planejamento, principalmente com a educação infantil”, afirma Eliane.

A diretora garante que a mudança não gerou transtorno para os pais, pois os veículos do transporte escolar buscam e deixam os alunos próximo às suas casas,. “A logística não mudou muito devido ao nosso diferencial de ter um transporte escolar que passa da mesma forma buscando as crianças o mais próximo de suas casas e deixando-os o mais próximo também. E eles, como já conhecem a Apae Rural, sabem da estrutura que nós temos aqui, o número de funcionários e os cuidados que nós temos com a segurança, e nosso compromisso que já estabelece uma confiança com os pais”, afirma a diretora.

Eliel Martins é pai de um dos alunos que agora estuda na Apae Rural de Irati. Ele fala que não compreendeu muito bem o motivo da alteração de endereço, mas que isso não prejudicou sua rotina nem a de seu filho. &l