Ao reinaugurar o 1º supermercado da rede, Zeka Ivasko conta alguns segredos do sucesso do grupo

Por Redação Hoje Centro Sul 4 min de leitura

A primeira loja do Grupo Ivasko, localizada em Irati, na Avenida Vicente Machado, passou por modernização completa e está sendo entregue aos clientes. O diretor-presidente do grupo, José Carlos Ivasko (Zeka), relembra o dia da abertura do mercado, em 27 de novembro de 1998, e destaca aprendizados e visões de negócios que mantém em expansão o grupo que já conta com mais de 30 estabelecimentos 

Nesta sexta-feira (06), o Super Ivasko da Avenida Vicente Machado está sendo oficialmente reinaugurado, marcando uma nova fase da primeira loja do Grupo Ivasko. O espaço passou por uma ampla reforma, pensada para oferecer mais conforto, agilidade e qualidade tanto para clientes quanto para colaboradores.

A reinauguração celebra não apenas a modernização da loja, mas também a trajetória de uma história que começou na década de 1980, em Irati, quando Mariano Ivasko iniciou seu negócio com um pequeno bar. Ao longo dos anos, o espaço evoluiu para mercearia, mini mercado e, em 1998, com o apoio da família, tornou-se o primeiro Super Ivasko, localizado na mesma rua onde tudo começou.

Essa unidade, tornou-se o piloto do modelo que daria origem a um grupo sólido e em constante expansão. O diretor-presidente do grupo, José Carlos Ivasko (Zeka), relembra o dia da abertura do mercado, em 27 de novembro de 1998.  Ele descreve que o momento foi uma “loucura total”. “Como sempre o Ivasko é inovação, o Ivasko traz as coisas por primeiro para Irati”, conta. Na unidade, foram instalados os primeiros caixas com computadores da cidade, entretanto, a tecnologia ainda não era assimilada pela equipe e muitos produtos não haviam sido cadastrados no sistema, então não passavam no caixa, o que resultou na formação de enormes filas. 

O fato, que poderia ter sido apenas um acontecimento ignorado, foi encarado como uma experiência de aprendizado, que norteia a visão do grupo até hoje, segundo Zeka. “O que eu trago de lá é que a gente tem que ser organizado, que tem que se preparar, enxergar lá na frente o que normalmente não se pensa e não se imagina. Eu vejo que hoje o Ivasko cresceu e está como está, como os seus mais de 1.700 funcionários, porque naquele dia nós também aprendemos e trouxemos para a vida que temos que ser muito organizados”, define Zeka.

Hoje, o Grupo Ivasko conta com mais de 30 portas abertas em todo o Paraná, mantendo como base os valores que marcaram sua origem: trabalho, acolhimento e compromisso com as pessoas.

Ao reinaugurar o 1º supermercado da rede, Zeka Ivasko conta alguns segredos do sucesso do grupo
Foto: Assessoria Grupo Ivasko

História construída por pessoas

Para quem vive o dia a dia da loja, a reinauguração representa mais do que uma mudança estrutural. É o reconhecimento de uma história construída por pessoas.

A gerente operacional Silvia Konoval Pedroso, com 14 anos de Super Ivasko — sendo quase 11 deles na unidade da Vicente Machado — destaca o significado desse momento:

“Foi aqui que aprendi a minha profissão. A Vicente Machado é uma segunda casa. Foram dias difíceis durante a reforma, com muito trabalho e cansaço, mas ver a equipe unida fez toda a diferença. Hoje, ao ver a loja pronta e os clientes elogiando, tenho certeza de que todo o esforço valeu a pena.”

Quem também acompanhou de perto a evolução da loja foi o açougueiro Tadeu Olenik, que soma 28 anos de história no Super Ivasko:

“No começo, os processos eram simples e exigiam muito esforço. Hoje, com a loja reformada e mais moderna, o trabalho ficou mais ágil e organizado. Ver essa reinauguração é perceber o quanto o Super Ivasko cresceu e tudo o que foi conquistado com muito trabalho.”

Para os gestores do grupo, a reinauguração do Super Ivasko Vicente Machado simboliza a união entre tradição e inovação. Segundo eles, mais do que apresentar uma nova estrutura, o momento reafirma um compromisso que atravessa gerações: evoluir constantemente, sem perder a essência que deu origem à marca.

Modernização completa da loja

Seguindo o movimento contínuo de evolução da marca, a Loja passou por uma reforma abrangente:

Modernização completa da estrutura

Troca de piso e telhado

Nova comunicação visual

Melhorias na climatização

Novas ilhas de congelados

Setor de queijos renovado

Setor de charcutaria renovado

Padaria reformulada

Açougue renovado

Atualização dos PDVs

Nova frente de caixa

Inclusão de self-checkout, oferecendo mais autonomia e agilidade aos clientes

As melhorias visam aprimorar a experiência de compra, otimizar os fluxos internos e tornar o ambiente ainda mais funcional e acolhedor.

Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Assessoria GI