facebook
14/07/2020

Amcespar e CIS reúnem secretários para discutir programas da área de saúde

Amcespar e CIS reúnem secretários para discutir programas da área de saúde

A Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-Amcespar) reuniram os secretários de saúde da região na última semana, no dia 02, para discussão das dificuldades que os municípios têm enfrentado devido à pandemia do novo coronavírus.  Também participaram os prefeitos de Inácio Martins, Júnior Benato, e de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, além do diretor do CIS-Amcespar Fernando Almeida.  
A reunião foi conduzida pelo presidente interino da Amcespar, Luiz Vanderlei Kawa. Ele assumiu a direção da entidade no mês de abril, quando os prefeitos pediram afastamento e foi criada uma diretoria temporária para finalizar o Exercício Fiscal deste ano de 2020 e tratar dos demais assuntos pertinentes à Associação. 
“Nesta gestão estaremos dando continuidade aos trabalhos juntos aos municípios integrantes da Amcespar, sempre atuando na cooperação técnica, diante à necessidade de unir forças para diversos programas e projetos venham para auxiliar toda a nossa região Centro Sul”, comentou o presidente interino. 
Júnior Benato agradeceu Kawa por ter assumido a instituição e pelos anos no trabalho técnico e administrativo junto à Amcespar. 
Pauta 
Dentre os assuntos discutidos, um foi o término em 30 de junho do COMSUS – Programa da Secretaria de Estado da Saúde para qualificar a atenção ambulatorial secundária do Estado, para atender as necessidades de saúde da população.  Também foi discutido o programa o Planificasus, que elevou os custos aos municípios. 
O diretor do CIS-Amcespar, Fernando Almeida, e o prefeito Júnior Benato enfatizaram a relevância do trabalho conjunto através do Consórcio de Saúde. Já a prefeita Cleonice Schuk frisou que é preciso que os prefeitos, secretários e a diretoria do CIS-Amcespar decidam os investimentos e o que é preciso pagar de imediato junto aos programas e convênios prioritários. 
A secretária de Mallet, Lorena A. Soares, que presidente do Conselho Regional das Secretarias Municipais de Saúde da 4ª Regional de Saúde, reiterou a importância do CIS-Amcespar e da participação dos municípios. Lorena protocolou um pedido para que se inclua no Estatuto a criação do Conselho Consultivo de Secretários de Saúde, como órgão técnico voltado a subsidiar as decisões do Conselho Diretor do Consórcio. 
No encerramento da reunião, o presidente interino Vanderlei Kawa relembrou a história de criação do Consórcio de Saúde e afirmou que o CIS-Amcespar foi uma das maiores conquistas da Associação. “Grandes programas e convênios são realizados, quantos especialistas e técnicos na área da saúde atuam para atenderem nossa população regional dos nove municípios integrados;  foi uma das maiores conquistas da nossa Amcespar”, finalizou Kawa. 

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul 
Fotos: Divulgação Amcespar

 

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS