18/07/2022
A criação de um consórcio intermunicipal para a prestação de serviços de proteção social está sendo analisada pela Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar). Na segunda-feira (11), o presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins Júnior Benato e a diretora do escritório regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Marisa Lucas, discutiram o tema com as equipes do setor de assistência social dos municípios da região.
Foi proposta a realização de um estudo, com o diagnóstico das demandas comuns aos municípios na área de assistência social a ser apresentado nas próximas reuniões de prefeitos da Amcespar. Cogita-se que os serviços de proteção social consorciados poderão ser ofertados através do Consórcio de Desenvolvimento Regional (Conder) - já constituído há mais de 20 anos na Amcespar. Para isso, questões jurídicas estão sendo avaliadas.
Poderão vir a ser oferecidos conjuntamente pelos municípios serviços de acolhimento institucional para adultos e famílias. Tanto em uma casa de passagem, para acolhimento imediato e emergencial, como o atendimento em unidade semelhante a uma residência. Os serviços poderão incluir a assistência a mulheres em situação de violência, a idosos com mais de 60 anos e jovens e adultos com deficiências, além de outros públicos vulneráveis.
De acordo com representes da Amcespar, os prefeitos da região estão buscando novos rumos do acolhimento institucional aos que mais necessitam de ajuda.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações Vanderlei Kawa
Fotos: Divulgação/Amcespar