Amcespar comemora seus 35 anos e presta homenagem aos ex-presidentes da entidade

Por Redação 3 min de leitura

Na manhã de quinta-feira (28), a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) comemorou seus 35 anos, durante um evento que reuniu prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades.   

Criada em 25 de março de 1983, a Amcespar teve como primeiro presidente o prefeito de Irati à época AntonioToti Colaço Vaz. Atualmente, a Associação é presidida pelo prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, e congrega 10 municípios: Irati, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro,Inácio Martins, Prudentópolis, Guamiranga e Imbituva.

“Tenho muito orgulho de ser o presidente desses 35 anos da Amcespar, mas sempre olhando para o passado e agradecendo o que já foi feito também”, afirmou Junior Benato, acrescentando que a instituição decidiu homenagear os ex-presidentes, que deram respaldo para o fortalecimentoda entidade.

Toti cita que a criação da microrregião “na época foi uma luta muito difícil”. Ele conta que Irati pertencia à União da Vitória, Prudentópolis à Guarapuava e Imbituva à Ponta Grossa.  “Mas eu sabia que a nossa região só poderia ter um avanço significativo nas ações públicas dentro dos municípios através da criação dessa microrregião e foi o que nós fizemos”, diz.

O primeiro presidente da Amcespar conta que foi enviada uma lei para a Assembleia Legislativa para rever os limites regionais. “O Governador José Richa estava reorganizando o estado, fortalecendo assim as microrregiões, eu já sabia do projeto de lei do governo, o que ele iria fazer pelo Paraná e daí, imediatamente, nós fomos em busca, criando a microrregião. Fomos até o Palácio Iguaçu levar uma ata da criação daqui, para que nós pudéssemos ter os núcleos regionais e felizmente ele nos deu apoio, deu certo. O primeiro núcleo criado foi na área da educação, o Núcleo Regional da Educação de Irati”, relembra.

Iniciativas mais importantes da Amcespar

Junior Benato e Toti destacam o que, em suas opiniões, consideram terem sido as açõesmaisimportantes da Amcespar. 

“Nós temos várias conquistas regionais, uma delas foi o braço do Erasto estar estabelecido aqui, no ano de 2017, aqui em Irati, que atende toda a nossa região. A patrulha rural também é uma conquista do Conder que faz parte do consórcio dos municípios administrado pela Amcespar/Conder. Nós podemos destacar também que agora nós estamos criando o roteiro turístico, um potencial muito grande da nossa região e quem sabe fazer Inácio Martins a Cidade Serrana do Estado do Paraná, sendo parte do roteiro turístico da nossa região da Amcespar”, disse Junior Benato.

Antonio Toti Colaço frisa a importância de ter sido destinada à Irati, a partir de 1983, toda a estrutura administrativa do Governo Estadual – Seab, Emater, Regional de Saúde, Secretaria do Trabalho, dentre outros núcleos regionais. “Eu creio que a nossa grande conquista foi regionalizar as ações administrativas do governo do estado. Isso,ao meu ver, foi o ponto alto durante todo esse tempo e continua sendo até hoje para atender toda a nossa região”, destacou Toti. 

Reunião ordinária