facebook

Amcespar celebra 40 anos de trabalho em prol do desenvolvimento regional

17/04/2023

Amcespar celebra 40 anos de trabalho em prol do desenvolvimento regional

A Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) celebrou seus 40 anos de atuação nesta semana, em evento realizado na quinta-feira (13).  Prefeitos, ex-prefeitos, secretários municipais e representantes de entidades municipalistas atenderam ao convite do presidente da Amcespar, o prefeito de Irati Jorge Derbli, e marcaram presença.   

Criada em 25 de março de 1983, a Amcespar abrange uma população de mais de 230 mil habitantes, que vivem nos municípios de Irati, Rebouças, Rio Azul, Mallet, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Inácio Martins, Prudentópolis, Guamiranga e Imbituva. Tem atuação em diversas áreas, mobilizando projetos, obras e ações voltadas à infraestrutura, à industrialização, ao turismo, à economia  e outros setores, através do Consórcio Intermunicipal para  Desenvolvimento Regional (Conder). Na saúde, auxilia na oferta de serviços médicos especializados e de exames através do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar).

“A evolução está sendo muito grande. Quem viu os municípios há 40 anos e vê hoje, o que foi conseguido via Amcespar, vai ver que valeu a pena a nossa Associação que está a cada dia melhor”, enfatizou o presidente da entidade, Jorge Derbli.

De acordo com a presidente do CIS/Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, a Associação atua para que haja um olhar do Governo do Estado para todos os municípios de forma igualitária, para que haja desenvolvimento. Ela destacou, sobretudo, as áreas  de saúde e infraestrutura – que tem grandes obras previstas visando motivar o desenvolvimento, como a duplicação da BR-277, a ferroeste, e o aeroporto regional da região Centro Sul.   “Nós temos que continuar unidos, lutando por um mesmo objetivo e trabalhando em prol da nossa população”, afirmou Cleonice. 

Todos os prefeitos dos 10 municípios que integram a Amcespar pontuaram diferentes aspectos sobre a importância da entidade. Algumas das grandes conquistas alcançadas nos últimos anos foram citadas pelo ex-presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato. Dentre elas, a criação da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, a elevação do Subgrupamento de Bombeiros e o braço do hospital Erasto Gaertner em Irati.

Já o prefeito de Rebouças, Luiz Zak, que é o atual vice-presidente da Associação, frisou algumas  demandas municipalistas nacionais que acredita deverem fazer parte da agenda da entidade, como participar da luta pela Reforma Tributária. “Para a justiça fiscal em nosso país, para que o tributo fique onde o cidadão paga”, afirmou o vice-presidente.  Zak  enfatizou que os municípios (sobretudo os pequenos) têm sofrido com a queda de arrecadação devido à redução do ICMS dos combustíveis sem compensação tributária, realizada pelo ex-presidente da República, não reeleito.

O prefeito de Mallet, Moacir  Szinvelski relembrou que a Amcespar foi fundamental durante o início de seu primeiro mandato, ajudando-o no esclarecimento de dúvidas e oferecendo amparo.  Leandro Jasinski, prefeito de Rio Azul, destacou o apoio técnico que os profissionais da entidade oferecem para o desenvolvimento de projetos no município. Celso Kubaski, prefeito de Imbituva, comentou um pouco do histórico de trabalho da Associação ao longo dos anos. Lula Thomaz, prefeito de Teixeira Soares, falou sobre a força da união das lideranças políticas para o desenvolvimento regional.  Os prefeitos de Prudentópolis Osnei Stadler e de Guamiranga Marcelo Leite também destacaram a relevância da Amcespar e da união dos municípios.

Representatividade

O deputado estadual Artagão Júnior foi o único parlamentar presente na celebração dos 40 anos da Amcespar. Segundo ele, “uma Associação com a Amcespar é fundamental para diminuir as diferenças, que sempre existirão, mas precisam ser minimizadas”. O deputado citou a importância da discussão do Pacto Federativo e da Reforma Tributária para que mais recursos possam chegar aos municípios, beneficiando a população.

“A Reforma Trabalhista, a Reforma Tributária, a desburocratização, e uma série de ações precisam acontecer; mas, sem dúvida alguma, nós ficamos mais perto destes resultados quando nós sentamos à mesa e discutimos o assunto, buscamos uma solução conjunta. Portanto parabéns a todos os atores, a todas as atrizes desta bela história da Amcespar”, finalizou Artagão Júnior. 

Também marcaram participaram do evento, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), prefeito Edimar Santos e o diretor financeiro da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Juarez Henricz, além de vice-prefeitos e vários vereadores de Irati e região, dentre eles o presidente da Câmara Municipal de Irati, José Ronaldo Ferreira.

Memorial e placa

Durante a solenidade, uma placa para comemorar os 40 anos da Amcespar foi descerrada pelos prefeitos. Também foi montado um memorial com a história da entidade pelo diretor Vanderlei Kawa, na sede da instituição. Depois, os convidados seguiram para um almoço e foi servido o bolo de aniversário da Amcespar.

História

O primeiro presidente da Amcespar, prefeito de Irati à época, Antonio Toti Colaço Vaz não pôde estar presente no evento de 40 anos da entidade, mas enviou uma mensagem encorajando os atuais gestores públicos a se unirem na buscar novas conquistas para a região.

Anteriormente, Toti participou das comemorações dos 35 anos da Amcespar e contou que a criação da microrregião “na época foi uma luta muito difícil”. Segundo ele, Irati pertencia à União da Vitória, Prudentópolis à Guarapuava e Imbituva à Ponta Grossa.  “Mas eu sabia que a nossa região só poderia ter um avanço significativo nas ações públicas dentro dos municípios através da criação dessa microrregião e foi o que nós fizemos”, disse.

De acordo com o primeiro presidente da Amcespar, foi enviada uma lei para a Assembleia Legislativa para rever os limites regionais, o que teve o apoio do governador José Richa. Com a criação da microrregião da Amcespar houve a regionalização das estruturas administrativas do Governo do Estado, ou seja, Irati passou a ter um Núcleo de Educação, uma Regional de Saúde, secretarias como a Seab, dentre tantas outras.

Texto: Letícia Torres/ Hoje Centro Sul

Fotos: Ciro Ivatiuk/ Hoje Centro Sul

Comentários

🗞📰 Edição 1565 já nas bancas!
  • Direitos Autorais

    Textos, fotos, artes e vídeos do Jornal Hoje Centro Sul estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. É expressamente proibido a reprodução do conteúdo do jornal (eletrônico ou impresso) em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização expressa do Jornal Hoje Centro Sul.

  • Endereço e Contato

    Rua Nossa Senhora de Fátima, no 661
    Centro, Irati, PR - CEP 84500-000

    Tel: (42) 3422-2461

  • Pauta: jornalismohojecentrosul@gmail.com

    Expediente: de segunda à sexta das 8h às 17h

JORNAL HOJE CENTRO SUL - © 2020 Todos os Direitos Reservados
Jornalista Responsável: Letícia Torres / MTB 4580