Alunos do Colégio Xavier de Irati são destaques em Olimpíadas do Conhecimento

Por Redação 3 min de leitura

Foram 19 medalhas de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), além da descoberta de um asteroide, que passará por um processo de análise pela NASA

Os alunos do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira de Irati foram destaques na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), que aconteceu no ano passado, conquistando 19 medalhas de ouro, ficando entre os melhores colocados do Brasil na competição. Além disso, os alunos do colégio também se destacaram no Programa Caça aos Asteroides e na Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBINVEST).

“De um total de 39.564 alunos participantes do Ensino Médio de todo o Brasil, foram distribuídas apenas 250 medalhas de ouro para Escolas Públicas e Privadas, ou seja, só 0,6% desses alunos teriam a possibilidade de ganhar ouro, e nós, conquistamos 19 dessas medalhas. Isso significa que temos aproximadamente 10% do total de medalhas de ouro e que estamos entre os 1% melhores do Brasil. É uma conquista incrível e merece ser comemorada com muito orgulho”, descreve a diretora do Colégio Antonio Xavier da Silveira de Irati, Maria Amelia Ingles.

Ela destaca a importância destes eventos que promovem o encontro e a troca de conhecimentos entre alunos de diversas regiões do Brasil. “Testar o conhecimento fora do ambiente escolar é um desafio que empolga alunos e professores. Uma das formas de isso acontecer é participar de olimpíadas do conhecimento, que ocorrem em nível nacional e têm como participantes alunos de diferentes escolas, estados e cidades”, comenta Maria Amelia. Segundo ela, o Colégio Xavier incentiva seus alunos a se desafiarem nessas competições, pois os ganhos vão além de medalhas e diplomas. “São uma forma prática de testar conhecimentos em áreas com as quais os alunos têm mais afinidade, além de proporcionarem experiências com o intercâmbio que acontece entre as escolas”, argumenta.

OBA – Seletivas internacionais

De um total de aproximadamente 2 milhões de alunos de todo o país e apenas dois de escolas públicas do Paraná, o aluno do Colégio Estadual Antônio Xavier da Silveira, Ryan Demetrius de Oliveira Borges, está entre os 364 melhores alunos do Brasil a serem convocados para a fase presencial das Seletivas Internacionais, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Passada três fases de provas, agora o desafio é ainda maior para Ryan. O nível de dificuldade aumenta significativamente, com questões que exigem elevado conhecimento em física e matemática, além de domínio na área de Astronomia Observacional. A fase presencial que Ryan participará conta com questões envolvendo astrofísica, além de provas de planetário e de observação real do céu. A preparação é intensa por meio de aulas práticas e teóricas. O desempenho nessa etapa vai definir quais alunos representarão o Brasil nas olimpíadas internacionais de astronomia e astrofísica, que será realizada na Polônia.

Olimpíada Brasileira de Investimentos

Outra conquista de destaque alcançada pelo Colégio Xavier foi na Olimpíada Brasileira de Investimentos (OBINVEST). “Nosso aluno Ryan Demetrius de Oliveira Borges trouxe uma conquista inédita para nosso estado. Ele foi medalhista de ouro na Olimpíada Brasileira de Investimentos. De todo o Brasil apenas dois estudantes do Paraná conseguiram este feito. Ele também foi medalhista de prata na Olimpíada Nacional de Ciências”, descreve a diretora Maria Amelia.

Caça aos Asteroides