facebook
31/12/2020

Alunos de Irati e região são classificados em concurso de Haicai

Irati, Fernandes Pinheiro, Mallet e Prudentópolis tiveram alunos classificados na fase brasileira do Mundial de Haicai

Alunos de Irati e região são classificados em concurso de Haicai

Escolas de Irati e região que tiveram 19 alunos classificados na fase brasileira do 16ª edição do Concurso Mundial de Haicai. O tema foi “Esportes” e dos 25 brasileiros classificados, 23 são do Paraná, sendo 19 do Centro Sul. Foram 11 classificados de Irati, 5 de Mallet, 2 de Prudentópolis e 1 de Fernandes Pinheiro. Os alunos que tiveram seus haicais classificados têm entre 7 e 14 anos – a maioria, têm 9 anos. Eles  receberam certificados e presentes, vindos do Japão.

Em Irati, Maria Letícia Slompo, da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilk, de Guamirim,  ficou com o primeiro lugar. Nadielly Carolini de Lima Francisco, da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, ficou em terceiro lugar. Alina Vitória Kaneske Gomes da Escola Municipal João Batista Anciutti, ficou em quarto lugar. Ainda receberam  Menção Honrosa os iratienses  Ana Izabel Ferreira de Souza e Isabelly Vitória Ribeiro, ambas da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo;   Ana Luiza dos Santos, Bruno Solarski Schoeri e Jamilly Mandjura, da Escola Municipal São Valdomiro;  Isabella de Ramos, da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilk, e  Vinicius dos Santos de Souza, da Escola Municipal João Batista Anciutti.

De Mallet foram classificados haicais das alunas: Camilly Gaievicz Faria,  Ketlyn Lima dos Santos e  Letícia Gabrieli Loginski,   do Colégio Estadual Professor Dario Veloso. E de Nathalia Kazmierski Plodoviski  e Taigoras Rafael Marczak, da Escola Municipal Nossa Senhora do Monte Claro. De Fernandes Pinheiro: Bruno Vinicius Cardoso, do Colégio Estadual do Campo de Angaí. De Prudentópolis: Ana Beatriz Bahri e Mariana Alves Pereira, do Colégio Estadual do Campo Imaculada Conceição.

Os trabalhos foram realizados pelas escolas, em fevereiro deste ano e classificados em São Paulo, na etapa brasileira e enviados ao Japão  em versão inglesa.

O Concurso Mundial  de Haicai para crianças acontece a cada dois anos, teve início em 1990 é organizado pela JAL Foundacion,com sede em Tokyo, tem como co-patrocinadora a empresa aérea Japan Airlines e o apoio cultural da UNICEF. Nesta edição teve a participação brasileira  dos Estados: do Paraná com 493 haicais e de São Paulo com  58 , totalizando 551 trabalhos.

No Brasil, a divulgação e o convite aos eventos  do haicai são realizados pela escritora Teruko Oda do Grêmio Haicai Ipê de São Paulo. Em Irati e região o haicai conta com o apoio e o incentivo do Núcleo Regional de Educação, da Prefeitura Municipal, através das secretarias de Educação e  da Cultura, do Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais, da Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro Sul do Paraná – ALACS, da Associação dos Municípios do Centro Sul  do Paraná  (Amcespar), Universidade Estadual do Centro Oeste – Campus de Irati, do Instituto Federal do Paraná –  Campus de Irati e do Centro Cultural Clube do Comércio.

Haicai

Haicai é apreciado como uma ponte entre a maravilha da natureza e o sentimento humano. Essas sensações são demostradas nos poemas dos alunos na versão português e inglês:

1º lugar: Maria Letícia Slompo – 09 anos

Prova de hipismo

No momento do salto

Fecho meus olhos.

 

Equestrian event

At the time of the jump

I close my eyes.

 

3º lugar: Nadielly Carolini de Lima Francisco – 09 anos

Torneio da escola

A torcida dos amigos

No tênis de mesa.

 

School Tournament

The crowd of friends

At table tennis.

 

4º lugar:  Alina Vitória Kaneske Gomes – 09 anos

Passeio de férias

Nas altas ondas do mar

Grupo de surfistas.

 

Vacation Tour

In the high waves of the sea

A group of surfers.

 

Texto: Dorotéa Miskalo, com informações Teruko Oda

Fotos: Divulgação/ Grêmio Haicai Chão dos Pinheirais

 

 

 

 

Galeria de Fotos

COMENTÁRIOS