Aluna de Teixeira Soares fica entre os finalistas do Programa Geração Atitude 2022
A aluna Flávia Micheli Viante, de 16 anos, estuante do Colégio Estadual do Campo Rio D’areia de Cima de Teixeira Soares foi selecionada com um dos 32 projetos finalistas de todo o Paraná do Programa Geração Atitude 2022, que tem como principal objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses e promover a participação social e o protagonismo juvenil.
Para participar do programa os alunos do Ensino Médio das escolas estaduais do Paraná precisavam desenvolver um trabalho em formato de Projeto de Lei, com a orientação dos professores, passando por uma seleção dentro das instituições de ensino e, posteriormente, são enviados para análise e pelos parceiros do Programa Geração Atitude. O Colégio Rio D’areia de Cima enviou dois projetos para avaliação. Os trabalhos foram analisados pela Escola Superior do Ministério Público do Paraná, que escolheu 32, dentre os mais de 200 finalistas.
O projeto vencedor pode virar lei futuramente e os demais projetos finalistas serão repassados aos deputados. “Na terça-feira (08) os 32 alunos com seus projetos selecionados fizeram a apresentação na tribuna da Assembleia Legislativa e, no período da tarde, eles já tiveram o conhecimento do resultado do qual foi o projeto finalista, que será uma lei estadual. Os demais projetos ficam com os deputados, para eles conhecerem os projetos e estudarem a viabilidade para uma possível implementação também”, explica Eleandro de Carvalho, professor do Colégio Rio D’areia de Cima.
O projeto vencedor deste ano foi de uma aluna da cidade de Antonina, no litoral do Paraná, que tem a intenção de instituir no Estado do Paraná o Dia da Cultura Caiçara – que não demanda custos ao Executivo.
Já o projeto de Flávia Micheli Viante ficará sob os cuidados dos deputados. A aluna de Teixeira Soares propôs um projeto que estabelece auxílio financeiro para as famílias que têm o objetivo de fazer adoção responsável de crianças a partir de 5 anos de idade e adolescentes que, geralmente, têm maior dificuldade para que sejam acolhidos pelos pais que pretendem adotar.
O professor Eleandro explica como o projeto de sua aluna pode ser executado. “Nesse sentido, a família que acolhe, teria todo um respaldo, um acompanhamento psicossocial por parte da Vara da Infância e essa família passaria a ter um auxílio para que pudesse ser investido nas despesas gerais que uma criança e adolescente terão”, descreve.
Ele explica que sempre está realizando trabalhos de incentivo e apoio da formação cidadã com seus alunos. “Como sou professor de Filosofia e História na escola, sempre abordo assuntos sobre cidadania e tento estimular o protagonismo e participação juvenil na busca de transformação da sociedade”, descreve.
Geração atitude
Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o programa Geração Atitude é levado a estudantes do ensino médio de mais de 160 escolas públicas do Paraná.
Caravana
Na terça-feira (8) ocorreu a apresentação dos 32 projetos na Assembleia Legislativa do Paran

