Algoritmos definem o que é visto ou não na internet
No último fim de semana, estudantes de todo o Brasil fizeram a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Uma das etapas mais importantes da prova, a redação, chamou a atenção e até assustou alguns estudantes. Avaliado como complexo por professores, o tema “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet” confundiu os alunos que prestaram o exame, que pensaram até que o assunto era sobre fake news. O que muitos não perceberam é que o assunto envolveu o uso de algoritmos na internet.
Os algoritmos estão a cada dia mais presente em nossa vida, seja nas redes sociais ou em sites de busca e venda. Isso se dá porque nos últimos anos a internet se tornou imprescindível para a sobrevivência do ser humano. Segundo o jornalista e professor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Santa Maria (RS), Rômulo Tondo, o algoritmo, em especial, é um agente importante nesse meio. “Na atualidade, a computação, em especial a internet, possui uma função primordial na vida das pessoas. Os algoritmos, por sua vez, possuem uma função de auxiliar em uma série de buscas, traçando um perfil dos usuários”, fala.
Diego de Mattos, técnico em informática com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas (IFPR), explica que os algoritmos são uma sequência de passos. “Um algoritmo é uma sequência de passos necessários para a resolução de uma tarefa ou problema, seja de forma computacional ou não. Tecnicamente falando, é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa”, explica.
Ele explica que os algoritmos obedecem a passos pré-determinados como uma receita de bolo, onde para fazer um bolo seguimos medidas, misturamos ingredientes e assamos, de acordo com as regras da receita. “Um bom exemplo de um algoritmo é fazer um bolo. É necessário calcular uma média aritmética (passos para calcular a média de dois números), trocar uma lâmpada (passos para realizar a troca da lâmpada)”, explica Diego.
Como os algoritmos são utilizados?
Nesta atividade tão comum ao nosso cotidiano que é utilizar a internet, você algum dia deve ter parado para pensar como os programas funcionam. Como é que o computador faz todas as tarefas exatamente da forma com a qual você pede? A resposta para esta pergunta é mais simples do que parece: ele segue as instruções que você passa.
Mas para que o computador consiga entender o que você fala, é preciso de uma linguagem mais específica. Para fazer esta interpretação entre homem e máquina, foram desenvolvidas as linguagens de programação. Mas mesmo estas linguagens utilizam uma lógica para serem escritas e é aí que entram os algoritmos.
Aos usarmos as redes sociais ou qualquer outro site, acabamos usando os algoritmos. “Os algoritmos são utilizados de forma intuitiva e automática no cotidiano de todas as pessoas. Quando uma tarefa comum é executada, geralmente uma sequência de passos específicos é realizada. Porém, como são atividades simples, acaba-se passando despercebido o fato de existirem instruções específicas para que a tarefa seja realizada”, revela Diego.
Algoritmos e redes sociais
Nas redes sociais, os algoritmos possuem a função de captar

