Agricultores estão otimistas com o novo espaço para Feira do Produtor Iratiense
Primeira fase de obras está pronta e Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo está finalizando os projetos para a segunda fase
Os agricultores familiares de Irati que participam da Feira do Produtor estão otimistas com a construção do novo espaço para a comercialização de produtos. O novo barracão pré-moldado já foi feito por empresa contratada pela Prefeitura de Irati – o que constitui a primeira etapa do projeto. Em outra etapa de obras, as instalações deverão receber infraestrutura para que o espaço fique ideal.
Irineu Lukavy, agricultor e presidente da Associação de Hortigranjeiros do Município de Irati, expõe há mais de 30 anos na feira do produtor e conta que a expectativa é que a nova obra ajude a aumentar o público. “Pelo espaço que está sendo construído vai abrigar mais produtores e mais coisas que virão para dentro da feira, para atender os fregueses todos e ter mais fregueses na feira do produtor”, disse.
Ele lembra que a reinvindicação de um novo prédio passou por duas gestões diferentes e apenas na terceira, do prefeito Jorge Derbli, começou a ser atendida. “É uma obra que estava prevista a ser feita. Pelo menos já está feita a primeira parte. É um avanço muito grande de muitos anos que já estava sendo prometido pelos outros, então isso foi pelo menos foi feito”, disse.
Para Maria do Rocio Franco, que tem uma banca de massas congeladas há 10 anos, a nova obra deve ajudar. “Vai ser um espaço melhor, terá mais bancas, chegarão mais pessoas para trabalhar. Ficará melhor”, conta.
Primeira fase
Na primeira fase foi realizada a estrutura com pré-moldados e a cobertura do barracão. Ao todo, o projeto possui 970 mil metros quadrados e deverá abrigar 20 estandes fixos, além de uma praça de alimentação. O secretário de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Adriano Batista, conta como serão os estandes.
“Esses estandes, além das partes laterais, na parte central, temos uma previsão de deixar esperas de esgoto, água e luz, caso um dia se amplie ou não, mas ali a ideia é fazer para que essa feira do produtor seja uma área gastronômica do município. A pessoa que chega ali se sinta à vontade de tomar um café, um chimarrão, fazer um lanche, porque até vai ter uma praça de alimentação nos fundos, com mesas, com atendimento próprio”, comenta Adriano.
A primeira fase foi realizada com recursos municipais de R$ 168 mil. Como o projeto da segunda fase ainda está sendo finalizado, não há previsão de quanto será o custo total da obra.
Segunda fase
O projeto de edificação da Feira do Produtor Iratiense segue para uma segunda fase. “Estamos fazendo um projeto complementar. Existe o projeto arquitetônico, agora estamos trabalhando nos projetos complementares para fazer uma nova licitação ou mesmo captação de recursos junto ao Estado”, explica o secretário Adriano Batista.
Segundo ele, recentemente o prefeito Jorge Derbli esteve discutindo a obra. “Na semana passada, o prefeito esteve no Governo Estadual onde conversou com o Noberto Ortigara, secretário de Agricultura, para justamente tentar captar mais recursos para essa situação”, relata.
A equipe da Secretaria de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo está finalizando os projetos técnicos para chegar ao custo total da segunda fase obra. “Estamos tomando todos os cuidados para fechar no valor co

