facebook
01/02/2021

Abertas as inscrições para seleção do Mestrado e Doutorado em Educação

Abertas as inscrições para seleção do Mestrado e Doutorado em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro – o PPGE – está com inscrições abertas para a seleção das turmas 2021 dos cursos de mestrado e doutorado em Educação. O coordenador do PPGE, professor Alessandro de Melo, destacou que o programa tem duas linhas de pesquisa tanto para o mestrado quanto para o doutorado, objetivando qualificar profissionais para compor os quadros das redes municipais e estaduais do ensino básico ao superior. “No nosso programa de pós-graduação em Educação nós temos duas linhas de pesquisa. A linha 1 “Políticas educacionais, história e organização da educação” e a linha 2 “Educação, cultura e diversidade”.

Para a turma 2021, o programa de mestrado contará com 22 vagas de concorrência universal e oito vagas para as cotas de ações afirmativas. Já para o doutorado serão 15 vagas, todas de concorrência universal. Ainda segundo o professor Alessandro, a seleção contará com duas etapas, todas descritas em edital. “As etapas do processo de seleção do mestrado são as seguintes: a primeira etapa é a avaliação do projeto de pesquisa. A segunda etapa vai ser em conjunto uma prova oral, a entrevista, a análise do currículo e o memorial. Por conta da pandemia não vamos ter a prova escrita presencial. Para o doutorado as etapas são as mesmas do mestrado”, ressalta.

Esse é o primeiro ano de oferta do programa de doutorado em Educação na Unicentro, aprovado em 2020. O coordenador do programa destacou a expectativa para a seleção da primeira turma. “ Esse é o primeiro ano da oferta do programa de doutorado em Educação, a expectativa nossa é que seja um aprendizado, na verdade toda a primeira turma é um desafio, então a gente espera que tenhamos uma seleção com candidatos altamente qualificados. Nós temos um conjunto de egressos – do mestrado- bem produtivos em termos quantitativos e qualitativos em artigos, capítulos de livros e com forte penetração nas escolas, tanto do estado quanto das prefeituras. Nós temos os nossos egressos aí como parte da nossa região, trabalhando para melhoria da educação e com o doutorado não vai ser diferente”, afirma o professor Alessandro.

As inscrições para o Mestrado e Doutorado em Educação seguem até o dia 12 de fevereiro e são feitas exclusivamente pela internet. Os editais completos estão disponíveis na página do PPGE, no site da Unicentro.

COMENTÁRIOS