facebook
17/09/2021

Abertas as inscrições para a seleção das turmas 2022 do mestrado e do doutorado em Educação

Abertas as inscrições para a seleção das turmas 2022 do mestrado e do doutorado em Educação

Estão abertas as inscrições para a seleção das turmas 2022 dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro – o PPGE. O programa objetiva a qualificação de profissionais do ensino básico ao superior, buscando o desenvolvimento de pesquisas e propostas educativas que sejam significativas para o desenvolvimento regional e para a inclusão social. “Formar profissionais pesquisadores de alto nível, capazes de produzir pesquisas, reflexões críticas e propostas sobre a educação compreendida como uma prática social inclusiva, cultural e política, bem como proporcionar a formação de profissionais para a docência no ensino superior e a formação continuada de professores e professoras da educação básica, e em outras atividades que requeiram conhecimentos na área educacional”, explica a coordenadora do PPGE, professora Poliana Fabíula Cardozo.

O programa conta com duas linhas de pesquisa – “Políticas educacionais, história e organização da educação brasileira” e “Educação, cultura e diversidade”. A coordenadora elucida que, cada uma delas propõe diferentes perspectivas de estudo e reflexão acerca do fenômeno educacional. “A linha 1, ‘Políticas educacionais, história e organização da educação’, que é uma linha que se dedica a investigar sob uma diversidade de perspectivas teórico-metodológicas o fenômeno educativo em suas dimensões históricas, filosóficas, antropológicas e sociológicas bem como, também, analisa as políticas educacionais, suas interfaces. Na linha 2, ‘Educação, cultura e diversidade’, ele investiga também numa diversidade de perspectivas teórico-metodológicas a educação e sua relação com a cultura e a sociedade, caracterizada fundamentalmente pela expressão ou produção das diversidades no âmbito educacional”.

Neste ano, após a homologação das inscrições, a seleção contará com duas etapas. A primeira será a avaliação do projeto de pesquisa, já a segunda englobará entrevista, análise do currículo Lattes e avaliação do memorial. Para 2022, o doutorado contará com 13 vagas e para o mestrado serão destinadas 22 vagas, sendo quatro exclusivas para ações afirmativas. As inscrições para o mestrado e doutorado em Educação seguem abertas até o dia 26 de setembro e são feitas exclusivamente pela internet. Os editais completos podem ser conferidos na página do PPGE, no site da Unicentro.

Texto/Foto: Assessoria Unicentro

COMENTÁRIOS