Hotéis de Irati e região já não têm vagas para os dias do Rodeio Nacional, em julho

Por Redação 3 min de leitura

De acordo com o prefeito Jorge Derbli todas as vagas da rede hoteleira regional em um raio de 60 quilômetros de Irati já estão preenchidas para o mês de julho, quando Irati vai sediar o Rodeio Nacional e espera receber cerca de 10 mil visitantes de todo o Brasil

 

Entre os dias 20 a 23 de julho, Irati receberá o Rodeio Nacional, que terá a participação dos melhores competidores do Brasil para disputar provas campeiras, artísticas e esportivas. Promovido pela Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG) e Movimento Tradicionalista Gaúcho do Paraná (MTG-PR), o Rodeio Nacional ocorrerá no CTG Willy Laars e, de acordo com o prefeito de Irati, Jorge Derbli, um público de aproximadamente dez mil pessoas é esperado para o evento.

“Aconteceu no Mato Grosso, aconteceu em Santa Catarina, e no Paraná foi escolhido Irati para receber 10 mil pessoas de oito estados que vão vir aqui participar. Então a organização e o planejamento têm que ser muito bem feitos para atender com hospitalidade todas essas pessoas que vão conhecer e participar desse grande evento”, destacou o prefeito.

Segundo ele, já não há mais vagas em hotéis da região para receber os participantes e turistas, mesmo faltando quase cinco meses para o evento. “Não temos mais vagas de hotéis para julho. Temos que acomodar ainda as agremiações. Somente do Rio Grande do Sul virão 800 pessoas e Santa Catarina 800 pessoas, assim por diante”, descreveu Derbli. Segundo ele, em Irati há apenas 349 quartos disponíveis em hotéis e pousadas; e também não há mais vagas na rede hoteleira regional num raio de 60 quilômetros.

Ele explica que somente os participantes das provas artísticas somam 4.500 pessoas, sem contar os competidores das provas campeiras (que costumam ficar acampados), os familiares e os turistas. Derbli sugere para os moradores de Irati e região ofereçam quartos disponíveis em suas casas para contribuir com o município a comportar o grande número de pessoas que visitará Irati e, em contrapartida, aproveitar para lucrar com a locação.

Os organizadores do evento – 6ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal de Irati –, também pretendem estruturar alojamentos em escolas municipais e estaduais para que todas as delegações dos CTGs possam pernoitar nos dias das competições. 

A gestão municipal fez uma reunião, no último dia 24, para discutir os principais aspectos do evento. “Nós fizemos uma reunião para a distribuição de trabalho para todos da gestão, secretários e os CTGs que fazem parte de Irati, para a gente já começar a organização desse grande evento nacional”, disse o prefeito de Irati.

Derbli também pretende formar uma comissão, envolvendo representantes dos CTGs de Irati, do MTG-PR e da CBTG para buscar recursos junto ao Governo do Estado para auxiliar no custeio do evento.

Estrutura da competição

O Rodeio Nacional é formado por três eventos: o 15º Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (FENART); o 20º Rodeio Crioulo Nacional de Campeões e o 10º Jogos Tradicionalistas.

Irati foi escolhida, entre várias cidades do país, para sediar o evento nacional, para o qual são esperados participantes do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paul