Mais de cem agricultores de Irati buscam aprendizado sobre tecnologia em evento em Cascavel

Por Redação 3 min de leitura

Uma caravana realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura de Irati levou mais de cem pessoas, entre agricultores, técnicos e representantes para a 35ª edição do Show Rural Coopavel, em Cascavel, para aprimorar conhecimentos que podem ser aplicados na prática em propriedades rurais de Irati

Mais de cem agricultores de Irati visitaram o Show Rural Coopavel, que acontece em Cascavel, evento que tem o propósito de difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio, além de tornar a produção de alimentos no país mais sustentável com responsabilidade socioambiental. No total, 106 pessoas entre agricultores, técnicos e representantes de Irati tiveram a oportunidade de visitar as exposições e aprender mais sobre as inovações apresentadas na feira, que neste ano chega em sua 35ª edição, e se estende de 6 a 10 de fevereiro.

O secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar Raimundo Gnatkowski destaca a importância do comparecimento de agricultores da região em eventos de grande porte, como é o Show Rural de Cascavel, e os resultados que o aprendizado obtido pode trazer. “Desde 2017 temos levado agricultores sempre a eventos, como o Show Rural e Castrolanda, sempre fazendo com que eles busquem maiores informações, maior conhecimento do que está sendo ofertado através da tecnologia na produção e tecnologia de equipamentos. E esse pessoal vai se atualizando. Graças a isso, acredito, todo esse trabalho tem aumentado a produtividade na área rural. Nós estamos chegando próximo a R$ 1 bilhão já no valor bruto de produção dentro do município de Irati”, afirma o secretário.

Com tecnologias e processos produtivos que auxiliam no melhor aproveitamento de sementes e insumos, a produção melhora e com isso vem os melhores resultados nas colheitas. “A produtividade em todas as áreas tem aumentado. Isso é fruto de tecnologia. O pessoal está usando melhores sementes, melhores equipamentos e a agricultura de precisão, que não deixa falha no meio do plantio. Tudo isso é aprendizado e vem através desses cursos que nós fazemos e dessas visitas que a gente faz também”, avalia Raimundo que complementa que não houveram caravanas para eventos agrícolas somente durante o período mais forte de pandemia de coronavírus.

👉 ​ Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular

Um dos agricultores que tiveram a oportunidade de conhecer as dependências e as exposições do Show Rural foi Jorge Marinski. Ele possui uma propriedade na localidade do Camacuã, em Irati, e conta que no evento pôde aprender sobre novas técnicas e ampliar seus contatos. “Eu aprendi muita coisa em termos de sementes novas e plantios diferente de feijão e soja. Vimos muitas máquinas modernas que pudemos conhecer por lá, muitas ideias no local que vamos poder colocar em prática aqui na propriedade da gente, pois aos poucos vamos copiando. Sem contar também que fizemos muitas amizades com muita gente de todos os lugares”, relata o agricultor.

Para o engenheiro agrônomo especialista em Nutrição de Plantas e MBA Gestão do Agronegócio, Ariel Fernando Zarpelon, eve