“Temos, hoje, um Paraná mais competitivo, moderno, humano e inovador”, diz Ratinho Jr. ao tomar posse
Emocionado, o governador Carlos Massa Ratinho Junior tomou posse na manhã deste dia 1º para seu segundo mandato à frente do Executivo Estadual, junto com o vice, Darci Piana.
“Hoje é um dia muito especial na minha vida porque marca o começo de um novo grande ciclo. É o dia de agradecer todos os paranaenses por acreditarem em mim, este pé vermelho que chegou em Curitiba há 36 anos. Sou um sonhador e quero que nosso Estado seja um pequeno pedaço do que o Brasil pode ser”, disse ao iniciar seu discurso na solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).
Ratinho Junior foi reeleito com mais de 4,2 milhões de votos, a maior votação absoluta da história do Paraná, e como o segundo governador proporcionalmente mais votado entre os 27 estados e o Distrito Federal.
Os avanços alcançados nos últimos quatro anos foram destacados pelo governador. “Investimos de forma robusta nos 399 municípios, tirando do papel aquilo que prometiam há 30 ou 40 anos. Com muito orgulho, podemos dizer que temos, hoje, um Paraná melhor, mais competitivo, moderno, humano, inovador e mais sustentável”, afirmou.
O governador reeleito detalha os resultados positivos, enfatizando o desenvolvimento econômico. “Com um ambiente econômico saudável, menos burocracias e boas políticas de atração de investimentos, o Estado conseguiu aliar o crescimento da economia, mesmo diante dos impactos da Covid-19, à promoção de uma agenda ambiental sólida e reconhecida globalmente”, salientou.
Ratinho Júnior também citou os principais programas sociais já implementados e disse que pretende aprimorá-los nos próximos anos. “Sinto orgulho de dizer que conseguimos vencer as dificuldades e uma enorme satisfação de ver o sorriso dos paranaenses com os programas que levaram mais casas às famílias vulneráveis, comida na mesa de quem precisava, saúde e atendimento médico para as cidades mais afastadas e também levaram os alunos da rede estadual para intercâmbios internacionais”, disse.
Obras e novas expectativas
As grandes obras executadas pelo Governo do Estado, como a construção da segunda ponte em Foz do Iguaçu, a revitalização da Orla de Matinhos e vários investimentos estruturantes foram relembrados por Ratinho Júnior. “Foram mais de R$ 8 bilhões investidos em obras e outros R$ 4 bilhões na melhoria das estruturas das cidades. Isso foi possível porque criamos, no começo da gestão, um Banco de Projetos Executivos como uma política permanente de Estado, acelerando investimentos fundamentais em todas as regiões do Paraná”, afirmou.
“Entramos em 2023 muito otimistas. Trabalhamos muito nos últimos quatro anos em prol dos paranaenses e podemos fazer muito mais. Vamos gerar cada vez mais empregos, atrair mais negócios e investir nos municípios”, ressaltou o governador. “Mapeamos, nesses primeiros anos, as nossas maiores dificuldades e potencialidades. Agora, vamos nos concentrar naquilo que podemos melhorar e transformar em excelência aquilo que já temos de bom. O Paraná é e continuará sendo uma terra de oportunidades”.
Apoio da Alep
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Ademar Traiano, disse que o Paraná é um Estado de vanguarda, uma das maiores economias brasileiras, e frisou que a Alep continuará d

