Mais de 80% dos paranaenses farão pesquisa de preços para as compras de Natal
De acordo com sondagem da Fecomércio PR, os consumidores estão mais comedidos com os presentes de Natal devido a questões financeiras e mais de 50% daqueles que pretendem presentear devem deixar as compras para a semana do Natal
78,8% da população paranaense pretende presentear neste Natal, segundo pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR. Esse percentual é inferior aos 82,3% registrados em 2021. O valor dos presentes deste ano também será menor: o tíquete médio será de R$ 322,36 ante os R$ 434,95 do ano passado.
Problemas financeiros e o desemprego são os vilões neste Natal. Entre os 18,8% de paranaenses que não vão presentear e os 2,4% que ainda não decidiram, os principais motivos são as dificuldades financeiras ou por estar desempregado, com 46,8%. No ano passado essa parcela era de 45,2%. Outros 31,7% não alegaram motivo específico, 15,2% disseram não comemorar a data e 6,3% que não têm a quem presentear.
Dentre os paranaenses que pretendem comprar presentes neste Natal, a maioria pretende fazer pesquisa de preços: 80,9% dos consumidores. Destes, 50,3% vão usar a internet para comparar preços, ainda que a maior parte das compras deva ser feita em lojas físicas. Em 2021, 74,4% das buscas por valores de presentes foram feitas on-line. Já em 2022, 30,6% farão a pesquisa de preço pessoalmente, parcela superior aos 17% que fariam pesquisa de preço presencial no ano passado.
Tipo de presente
As principais escolhas de presentes natalinos serão itens de vestuário (54,6%), brinquedos (37,9%), calçados (16,4%), perfumes e cosméticos (15,4%), acessórios (14%), lembrancinhas e artesanato (8,9%), livros e afins (8,2%), eletroeletrônicos, como videogames, notebook, tablet, celular e TV (8,2%), joias e relógios (5,1%). Também foram citados dinheiro em espécie, eletrodomésticos, comidas e bebidas e viagens.
Período da compra
A semana de Natal será a mais movimentada. Neste ano, boa parte dos paranaenses, 50,7%, vai deixar para comprar os presentes até sete dias antes da data, aumento considerável em relação aos 41,2% de 2021. Outros 23,9% irão às compras de 8 a 15 dias do Natal e 9,5% farão a compra dos presentes no mesmo dia. Os que preferem se antecipar e já começaram as compras natalinas, há mais de um mês, correspondem a 5,6% e os que vão comprar os presentes com 16 a 30 dias de antecedência somam 10,2%.
Tem também os consumidores que aproveitaram a Black Friday para antecipar as compras de Natal. Segundo outra sondagem realizada pela Fecomércio PR e pelo Sebrae/PR, 17,8% adiantariam as compras natalinas durante as promoções de novembro.
Local das compras
O comércio de rua tradicional voltará a receber o maior fluxo de consumidores, com 58,1%, justamente o mesmo percentual registrado para as compras pela internet no ano passado. Em 2022, as compras pela internet devem corresponder a 34,5%. As lojas de shopping receberão 23,9% dos consumidores e os hipermercados, 4,1%.
De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o Natal é a principal data do varejo nacional e a expectativa neste ano é que continue movimentando o comércio de bens, serviços e turismo, com a intenção de compras um pouco menor do que em 2021, mas superior ao ano pré-pandemia. “A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a CNC, inclusive, é que alguns segmentos tenham expansão de vendas neste ano, como o de hiper e super

