Câmara Mirim encerra legislatura solicitando inclusão do inglês no ensino fundamental
Na manhã de quarta-feira (07), foi realizada a sessão de encerramento das atividades da Câmara Mirim – Legislatura 2022. Durante a Ordem do Dia, os Mirins solicitaram ao Executivo estudos para a inclusão da disciplina de língua inglesa, na grade curricular do ensino fundamental da rede municipal de ensino, tendo em vista a importância do idioma no mundo contemporâneo, nas relações profissionais e sociais pelo mundo. O pedido é um anseio de toda a comunidade escolar, pois já foi apresentado por outras legislaturas da Câmara Mirim.
Na palavra-livre, os Mirins agradeceram a participação no Programa e relataram as experiências vividas. Emanuelly Ribeiro da Cruz, presidente da Câmara Mirim, externou a gratidão em nome das escolas. “Foi um período de muito aprendizado, amizades construídas, amadurecimento e maior compreensão do que é a política e a democracia, ouvindo, respeitando e aprendendo com a opinião dos outros, percebendo que nós podemos sim fazer a diferença”, disse.
O presidente da Câmara de Irati, Helio de Mello, elogiou o desempenho dos estudantes e a parceria do Executivo por meio da Secretaria de Educação. “A escola é um lugar de oportunidades. Neste Programa as crianças aprendem na prática como funcionam as coisas na cidade e a função do Poder Legislativo. Uma verdadeira aula de cidadania”, destacou.
O prefeito Jorge Derbli elogiou o Programa. “Tenho 61 anos, no nosso tempo não tínhamos oportunidade de conhecer mais sobre a Câmara de Vereadores, não havia envolvimento com a política. Hoje, a política faz parte do nosso dia a dia, tudo está relacionado a ela. Quem não gosta de política é comandado por quem gosta, por isso que precisamos nos envolver, criticar, reclamar e elogiar. Desde os 10 anos de idade as crianças já devem estar envolvidas na política, porque teremos aqui vereadores, prefeito e deputados”, afirmou Derbli dizendo que todos os pedidos feitos pelos mirins foram encaminhados às secretarias competentes. “Iremos priorizar as manutenções das escolas, uma empresa será licitada para realizar este serviço”, afirmou.
Presentes
Também estiveram presentes a vice-prefeita Ieda Waydzik; os vereadores Amauri Cezar Jacumasso, Leomar Jacumasso, José Renato Kffuri, Teresinha Miranda Veres, Vera Maria Gabardo e Wilson Karas; comandante do Corpo de Bombeiros, Major Jorge Augusto Ramos; e a representante da Polícia Militar, tenente Gisleia Ferreira; além de outros alunos, diretoras e coordenadoras das escolas.
Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul, com informações CMI
Fotos: Assessoria CMI

