Conscientizar +: população de Irati e Fernandes Pinheiro já pode se cadastrar para triagem de atendimento contra câncer

Por Redação 3 min de leitura

Questionário já está disponível por meio de link. Basta preencher e aguardar avaliação. Paciente com resultado positivo para tumor será direcionado para receber cuidados

Iniciativa do Hospital Erasto Gaertner (HEG), o programa Conscientizar + (C +) já chegou a Irati e Fernandes Pinheiro para levar mais saúde e prevenção. Agora, os moradores dessas duas cidades, pertencentes à 4ª Regional de Saúde, podem participar de um dos projetos mais importantes do programa: o rastreio organizado, voltado a uma população definida após aplicação do screening (triagem) de risco.

Para se cadastrar, basta acessar o link conecta.doctor/n9cdcu e responder a um questionário, registrando informações importantes, que resultarão em um perfil situacional de risco da população local para cinco tipos de câncer: mama, próstata, pele, bucal e de colo de útero.

“Depois do preenchimento dos dados no link, o Conscientizar + terá o conjunto de informações úteis para apontar quais pessoas são elegíveis a participar da consulta de enfermagem (triagem), etapa na qual os pacientes avaliados com risco de câncer são encaminhados para a continuidade do programa, o que envolve exames, diagnóstico e direcionamento para tratamento do câncer”, detalhou a coordenadora médica do C+, Dra. Shirlei Suss.

Quando o diagnóstico é positivo para câncer, o paciente, com os resultados dos exames (entre eles, biópsia processada no HEG), são contatados por telefone e direcionados e encaminhados à instituição de referência, isto é, um hospital ou unidade parceira. Esse cuidado garante o diagnóstico precoce na região, promovendo acesso ao tratamento. “E quando mais cedo os tumores são detectados, maiores são as chances de cura”, lembra a especialista.

Dra. Shirlei informou, ainda, que nos próximos meses as ações do Conscentizar + terão início nos demais municípios da 4ª Regional – Imbituva, Inácio Martins, Mallet, Rebouças, Teixeira Soares, Rio Azul e Guamiranga. 

Sobre o programa

Com a convicção de que a jornada da saúde começa pelo cuidado, o Conscientizar + tem levado atenção e assistência gratuita itinerante a milhares de pessoas no Sul do país. Nesse percurso, mais de 3.800 pessoas em 16 municípios do Paraná e de Santa Catarina tiveram acesso aos serviços prestados pelo projeto.

Exames físicos e clínicos e ações preventivas contra os tipos de câncer mais incidentes na população – de pele, de mama, de colo de útero e de próstata – são algumas das medidas oferecidas para o público, que chega espontaneamente, por meio de divulgações locais em seus municípios. O objetivo é estimular na sociedade as causas que abrangem responsabilidade social e saúde.

Em atividades executadas em eventos públicos ou privados, a equipe de profissionais do C+ faz a investigação clínica de doenças através de exames para identificar sinais e sintomas iniciais de doenças. O programa foi lançado em 2019, mas em 2021, com a necessidade de atuação na pandemia, é que tiveram início as mobilizações em campo, as quais envolvem também duas unidades móveis equipadas com consultórios, onde são feitos todos os atendimentos durante as atividades.

“É aproximando-se cada vez mais da população que conseguiremos reunir pessoas que necessitam de atendimento e usar os recursos neces