Rotary de Irati realiza palestra na Semana Nacional do Trânsito
O Rotary Club de Irati realizou uma palestra, no último dia 21, com o tema “Paz no Trânsito”. O evento foi referente à Semana Nacional do Trânsito (SNT), que acontece anualmente para estimular ações educativas para a conscientização da sociedade sobre a segurança no trânsito.
“90% dos acidentes são provocados por fator humano, como sono no volante, doenças orgânicas dos condutores, imprudência dos motoristas e desatenção. Apenas 5% são fatores como falhas mecânicas dos veículos e os outros 5% por problemas nas estradas e condições climáticas”, explicou a médica Luz Marina Gonçalves de Araujo Oliveira durante a palestra. Ela é especialista em Cirurgia Geral e do Trauma e aponta que campanhas de prevenção a acidentes precisam acontecer com frequência, sobretudo as que tratam de manter a calma no trânsito. “O tema ‘Paz no Trânsito’ precisa ser levado a sério. São necessárias campanhas de conscientização para que haja um trânsito seguro, pois que dirige sabe que é fundamental manter a calma para evitar conflitos e transtornos”, avalia.
Diversos são os fatores que podem causar conflitos e acidentes. “Os problemas que mais causam a perda de calma no trânsito são congestionamentos, a falta de educação dos motoristas, o desrespeito às normas do trânsito – como dirigir alcoolizado, usar o celular e realizar ultrapassagens proibidas. Muitas soluções podem ser apresentadas e a conscientização é a mais importante delas”, destaca a médica.
No entanto, problemas no trânsito também podem ser causados por fatores não intencionais, como doenças e alterações fisiológicas não tratadas de maneira adequada, alerta a Dra. Luz. “Alguns problemas de saúde podem comprometer a capacidade de dirigir com segurança. Em muitos casos, os motoristas não se atentam a essas enfermidades que comprometem a condução dos veículos de forma segura, colocando em risco a sua própria vida e das outras pessoas. Por isso é muito importante que esses motoristas passem por exames periódicos com médicos especialistas no trânsito”, descreve.
👉 Receba as notícias do Hoje Centro Sul no seu celular
Como solução para alguns dos problemas no trânsito, a médica sugere ações simples, mas que podem salvar vidas. “Podemos considerar sair mais cedo de casa; usar aplicativos como Google Maps ou Waze; também a educação nas escolas para formar condutores mais educados; educar pedestres irresponsáveis; quando há longas distancias a percorrer, parar pelo menos a cada duas horas para descansar; e também fazer com que o Poder Público ofereça melhores condições nas estradas. Desta forma, muitas vidas serão poupadas”, avalia. “O tema Paz no Trânsito apresenta uma grande importância nos dias atuais tendo em vista os dados alarmantes, como o fato triste de que o Brasil é um dos recordistas mundiais de acidentes de trânsito. Esses acidentes vitimam mais de 50 mil brasileiros por ano, causando mortes ou incapacidade permanente”, acrescenta a m&eac

