32º Rodeio Crioulo de Integração de Irati atraiu 25 mil pessoas

Por Redação 3 min de leitura

Com melhorias na estrutura e na segurança do complexo, milhares de pessoas puderam prestigiar os três dias do evento

Aproximadamente 25 mil pessoas passaram pelo Centro de Tradições Willy Laars durante os dias de realização do 32º Rodeio Crioulo de Integração, que aconteceu no último final de semana. O público pôde acompanhar apresentações culturais, que encantaram os presentes na Invernada Artística, além de mais de mil competidores na disputada Invernada Campeira. Também três bailes, com renomados artistas da música gaúcha, animaram as três noites da festividade que faz parte do calendário de comemorações dos 115 anos de emancipação política de Irati.

Na estrutura foram feitas melhorias para receber as pessoas, como a implementação de câmeras de monitoramento e controle de entrada para crianças e adolescentes.

Além do público que prestigiou os artistas e competidores, autoridades políticas de esferas municipal, estadual e federal também marcaram presença nos três dias do maior rodeio do Paraná.

Invernada artística

Mais de 30 grupos de dança participaram da invernada artística do 32º Rodeio de Irati, que também contou com cerca de 300 apresentações individuais. O diretor artístico do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Luiz Otávio da Trindade de Freitas, elogiou os competidores e a organização. “É uma energia muito boa, todos são muito capacitados, tanto é que se torna difícil a votação. Esta organização é positiva para quem participa e para quem assiste também”, comentou Luiz.

Raul Felipe de Lima faz parte do CTG Fronteira da Amizade, de União da Vitória, e este foi o primeiro Rodeio que ele se apresentou. Ele e sua prenda Geovana participaram no sábado (16) das danças tradicionais em grupo, e no domingo (17), da dança de salão individual. “Meu sonho desde ‘piazito’ era entrar no CTG, fazer parte da cultura gaúcha. Minha família cultivava a tradição, mas era apenas tomando chimarrão, fazendo um churrasco no espeto e ouvindo músicas. Conforme fui crescendo tive mais autonomia e consegui entrar no CTG, onde me dediquei muito. E o 32º Rodeio de Irati é o meu primeiro rodeio participando da invernada artística”, disse o jovem artista.

Invernada campeira

A invernada campeira teve a participação de mil competidores, dos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Cada equipe teve cinco participantes. Neste ano, fizeram parte da composição da patronagem da invernada campeira os CTGs XV de Julho, Missioneiro, Pousada do Tropeiro, Terra dos Pinheirais, Fazenda Neumann, Laço Velho, Estância Jacumasso, Picasso Velho, Herança de Bravos e Esteio da Esperança.

Bailes e shows

Na sexta-feira aconteceu o tradicional Baile de Patrão, no Centro de Eventos recém-inaugurado no CT Willy Laars. A animação ficou por conta do grupo Marca Fandangueira, que abriu a noite, e na sequência pelo grupo Os Serranos. Já no sábado, aconteceu o Baile de Rodeio, com João Luiz Correa & Grupo Campeirismo. No domingo, quem animou a noite foi o grupo Baitaca.

Centro de Eventos

O aniversário de 115 anos de emancipação política de Irati também foi marcado pela inauguração do Centro de Eventos, localizado no CT Willy Laars. O novo espaço vai atender diversas demandas e poderá ser utilizad