Aciai é uma das associações comerciais mais antigas do Paraná e luta pelo progresso de Irati

Por Redação 3 min de leitura

A Associação Comercial e Empresarial Irati (Aciai) é a sexta associação comercial mais antiga do Paraná e foi uma das entidades fundadoras da Federação das Associações Comerciais do Paraná (Faciap). Foi instituída em 08 de fevereiro de 1936, como Sociedade Agrícola e Rural de Irati, tendo cerda de 60 sócios-fundadores.  A proposta de criar a entidade foi feita três meses antes, em novembro de 1935, por Manrique Neiva de Lima. 

“Acreditamos que a Sociedade Agrícola e Rural de Irati, tenha sido o berço da Aciai, já que da sua diretoria constavam nomes de importantes empresários da época que colaboraram com a constituição e participaram das primeiras gestões da associação”, comenta a gerente executiva da Aciai, Simone dos Anjos.

Pouco mais de dez anos se passaram e em 20 de maio de 1946 vários empresários, dentre os quais alguns membros da Sociedade Agrícola, se reuniram  para fundar a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Irati (Aciai), que teve Virgílio Moreira como primeiro presidente. Este grupo participava de  reuniões em outras associações comerciais para buscar informações, trazer novos serviços e atualidades.  Também fizeram parte de comissões que discutiram projetos como os de abertura de rodovias, como a Rodovia do Xisto (São Mateus à Irati). 

No final da década de 40, em  reconhecimento à  importância da entidade para o desenvolvimento econômico do município, a Aciai foi declarada de Utilidade Pública Municipal em 23/11/1948, pela Lei Municipal nº  10.

Ao longo de sua história, a entidade manteve um departamento jurídico a fim prover com  informações sobre impostos, leis, e assuntos que auxiliassem nas atividades de seus associados. Em 12 de junho de 1956, teve a criação de um Departamento Madeireiro para fortalecer o segmento, que era uma das bases da economia local.

No período de 1970 a 1982 a Associação Comercial teve suas atividades paralisadas. De acordo com a gerente executiva da Aciai, não constam relatos ou documentos desse período nos arquivos da entidade.

Em 25 de março de 1982, aproximadamente 20 empresários reuniram-se no Salão Paroquial da Igreja São Miguel e reativaram as atividades da Associação Comercial de Irati.

“Desde a sua reativação em 1982 a Aciai se fortaleceu através da busca de produtos, serviços, convênios e parcerias, fundamentais para atingir o posto de entidade referência na região da Amcespar. Hoje tem em seu portfólio aproximadamente 50 soluções para os empresários. Destacando-se os convênios educacionais e financeiros, o Ponto de Atendimento ao Empreendedor Sebrae e a Fomento Paraná”, relata Simone.

A entidade atua  para melhorar o ambiente de negócios para as empresas locais, sobretudo através da união de esforços dos empresários. O  presidente da Aciai, Elias Mansur, defende que pensar no coletivo é sempre mais vantajoso. “Um dos passos para transformações concretas é unir-se a pessoas com propósitos em comum e, assim, vencer os desafios que acabam por impactar a todos”, afirma.

Texto: Da Redação/Hoje Centro Sul

Foto: Divulgação