Corpo de Bombeiros de Irati passa a ser a Subgrupamento Independente: O que muda?

Por Redação 3 min de leitura

Comandante do Corpo de Bombeiros explica que processos simples e complexos para a liberação de comércios e edifícios das cidades da região serão feitos em Irati; anteriormente, era necessário encaminhar para Ponta Grossa

O Corpo de Bombeiros de Irati foi elevado para 10º Subgrupamento de Bombeiros Independente, com sede em Irati. Na manhã de quarta-feira (29), o governador Carlos Massa Ratinho Junior oficializou a mudança, durante solenidade no Palácio Iguaçu. Na ocasião, várias autoridades enfatizaram que ocorrerão melhorias na estrutura, nos serviços e no efetivo, o que trará benefícios para toda a região.

Com a elevação para Subgrupamento Independente, processos de vistoria de normas técnicas em edifícios e comércios tramitarão de forma mais ágil, inclusive os projetos mais complexos. “Dentro do atendimento do setor de vistoria haverá uma grande mudança devido a ganharmos uma instância de Comissão Técnica, dando agilidade nos processos. Isso trará mais agilidade nos processos de vistorias e análise de projetos do setor de prevenção, pois situações que eram resolvidas em Ponta Grossa passam a ser resolvidas aqui, dando agilidade para os comerciantes e empresários de toda a região. Outro ponto positivo é de que, no tempo, podemos planejar para a capilarização [distribuição] dos serviços operacionais dentro dessa nova área de articulação”, descreve a comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, capitã Carla Spak Sobol. “Na questão operacional já temos planejamento de aumentar o atendimento dentro dos municípios que ainda não têm quartel de bombeiro”, complementa.

Além disso, ela aponta que futuramente uma Escola de Formação de Bombeiros poderá ser criada. “Essa rearticulação trará muitos benefícios a curto, mas principalmente a longo prazo, quando conseguirmos a expansão do atendimento operacional. O próximo passo seria tentar formar uma turma de soldados, ou que sejam designados para Irati, ou que sejam formados aqui”, frisa.

Com a alteração na categoria da unidade de Irati, o Corpo de Bombeiros do Paraná além dos serviços de prevenção e combate a incêndios e desastres, poderá ampliar também a capacidade de atendimento a emergências. O planejamento organizacional possibilitará o aumento do efetivo de bombeiros militares atuantes na região e a criação e instalação de novos postos de atendimento da corporação.

Hierarquia e orçamento próprio

Até esta semana, o Corpo de Bombeiros de Irati respondia ao 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa. Com a mudança, o município passa de 3º Subgrupamento para 10º Subgrupamento Independente, o que vai permitir melhorias gerais. Carla explica como funciona a hierarquia entre as unidades. “O 3º Subgrupamento, em termos da polícia, equivale a uma Companhia e está subordinada a um Grupamento, tendo a vaga de comando de Capitão. Todas as ações e atividades realizadas por esta subunidade estão subordinadas a unidade maior. Quando elevamos a um subgrupamento independente, a subordinação entra em uma linha direta com os Comandos Regionais”, explica a comandante.

Na solenidade que oficializou a elevação para o 10º subgrupamento, o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior destacou a importância da mudança. “Elevar o Corpo de Bombeiros de Irati a Subgrupamento Independente é resultado do planejamento do governo do estado na área de segurança pública, que representa uma ampliaç&atil