Editoral – Sempre é tempo para buscar evoluir
Não há hora certa para estudar, tampouco hora para parar de adquirir conhecimentos. Em uma sala de aula, apesar das diferenças entre as idades, vivências e caminhos percorridos ao longo dos anos, todos são iguais. Todos são alunos buscando o conhecimento e tendo novas oportunidades de crescimento pessoal, através das perspectivas diferentes que se abrem graças ao processo educacional.
Cada vez mais as faculdades e universidades têm se tornado acessíveis, considerando que o número de instituições de ensino aumentou, aproximando as estruturas das pessoas; o número de vagas também cresceu; e a variedade de cursos é uma das maiores de todos os tempos. Estes fatores facilitaram o “encaixe” dos estudos nas diferentes fases da vida.
Irati é exemplo disso, possui hoje quatro instituições que oferecem cursos de graduação presenciais ou semipresenciais, duas publicas e duas particulares. A mais antiga e conhecida é a Universidade Estadual do Centro-Oeste, a Unicentro, que é gratuita. A segunda entidade pública que oferece cursos de graduação gratuitos é o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que além dos cursos superiores, oferece cursos técnicos profissionalizantes. Dentre as particulares, a Faculdade Campo Real e a Faculdade São Vicente estão em funcionamento em Irati.
Somam-se a estas instituições presenciais, diversas outras faculdades de Ensino a Distância (EAD), com polos em Irati, como a Uniguairacá – que recentemente fechou uma parceria com a Faculdade São Vicente para que as aulas práticas dos cursos da área de saúde da instituição possam vir a ocorrer em Irati.
São muitas as possibilidades de estudar, de fazer um curso superior perto de casa. É preciso, entretanto, decidir buscar a superação de limites – sejam eles econômicos, culturais ou de tempo. Com meta, organização e planejamento torna-se viável encaixar a rotina de estudos universitários no dia a dia. Seja aos 18, 20, 30, 40, 50, 60 anos de idade ou até mais. E vale o esforço? O conhecimento é uma das formas mais seguras para a transformação da realidade individual (econômica, psicológica) para melhor e sempre é possível melhorar, evoluir. Cada um sabe os desafios que precisa encarar, que não são fáceis, mas que plausíveis com dedicação, disciplina e objetivos claros.

