“Não temos um hospital, então o SAMU veio para salvar vidas mesmo”, diz prefeito de Imbituva
A inauguração da base do SAMU em Imbituva ocorreu esta semana e foi comemorada pelas autoridades e pela população
Na tarde de terça-feira (25), uma solenidade marcou o início do funcionamento da base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Imbituva. A unidade atenderá Imbituva e Guamiranga e está sediada no prédio da Defesa Civil.
“Nós não temos um hospital aqui, então o SAMU veio para salvar vidas mesmo, de fato, e a gente sabe da importância disso. Então tudo que for necessário investir na área de saúde, nós iremos investir”, destacou o prefeito de Imbituva, Celso Kubaski. O vice-prefeito Zaqueu Bobato detalha o montante que vem sendo destinado a esta área. “São cerca de R$ 35 milhões na saúde, a lei fala de 15% e nós estamos aplicando 35% do orçamento em saúde pública. Cerca de 8 mil pessoas por mês estão passando tanto nas unidades básicas, como no pronto atendimento”, informa o vice-prefeito.
Quanto à instalação da base do SAMU, Bobato enfatiza que “é um marco histórico para Imbituva e um presente para os imbituvenses, que vai salvar vidas e amenizar a dor e o sofrimento de muitas famílias”. Ele conta que, em 2018, um sobrinho seu sofreu um acidente e foi salvo por uma equipe do SAMU, vinda de Ponta Grossa. Com o funcionamento da base em Imbituva, o município terá uma viatura equipada e profissionais preparados à disposição para atender qualquer tipo de situação de urgência e emergência.
A nova unidade do SAMU se soma às outras que já estão em operação na região da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), localizadas em Irati, Teixeira Soares e Rio Azul. Todas são parte da Central de Ponta Grossa e atuam de forma integrada, beneficiando a população regional, como explica a presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar), prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck. Segundo ela, o funcionamento das novas bases do SAMU “significa mais qualidade no atendimento, mais agilidade, significa vidas salvas”. “Nós temos vários exemplos de atendimentos que foram feitos em tempo recorde, principalmente por termos aeronave como atendimento também”, relata. E ela destaca a eficiência dos profissionais do SAMU. “Todas as equipes são extremamente capacitadas, estão com muita boa vontade em realizar as suas atividades e isso faz toda a diferença na hora do atendimento. Então a nossa população só tem a ganhar e é um fortalecimento do atendimento de saúde na nossa região”, define a presidente do CIS/Amcespar.
Também participaram da cerimônia em Imbituva, a presidente do Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (Cimsamu), prefeita de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt; o presidente da Amcespar, prefeito de Inácio Martins Júnior Benato; o chefe da 4ª Regional de Saúde Walter Trevisan; secretários municipais de Imbituva; profissionais de saúde; vereadores; dentre outros.
Hospital
Também na área de saúde, de acordo com o prefeito Celso Kubaski, destaca-se o trabalho para a construção de um hospital. “Está na fase final do projeto arquitetônico, e depois os [projetos] complementares, para daí abrir a licitação para fazer um hospital novo em Imbituva”, afirma. Segundo ele o projeto inicial era reformar o Pronto Atendimento e transformar em hospital, o que não é possível. “Fomos &l

