Irati se torna Cidade Amiga do Idoso
Evento teve participação do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa, Toninho Costa, lançamento de música oficial do programa e mensagem da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves
Em solenidade realizada na tarde de segunda-feira (25), na Associação dos Servidores Públicos Municipais, a Prefeitura de Irati lançou o programa Cidade Amiga do Idoso e a Década do Envelhecimento Saudável. A solenidade contou com a presença do secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Toninho Costa, que esteve em Irati junto com a deputada federal Leandre Dal Ponte, trabalhadores da assistência e grupos de idosos do município.
Irati foi a 13ª cidade do Paraná a receber o certificado de Cidade Amiga do Idoso, emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e passou a integrar uma rede mundial com foco na melhoria da qualidade de vida dos idosos, composta por 44 países e 1.141 cidades, que compõem 14 redes. O programa tem como principal objetivo incentivar os municípios a adotarem medidas para um envelhecimento saudável.
Para a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, esse foi um momento muito especial para a política da pessoa idosa do município. Ela ressaltou a importância do programa. “Fazer parte deste programa significa que o município de Irati valoriza sua população idosa, que investe e quer investir, ainda mais, na qualidade de vida da população. Fazer parte deste programa significa que não estamos sozinhos, pois agora fazemos parte de uma rede global”, comentou ela.
Em seu discurso, o prefeito Jorge Derbli reforçou como é importante respeitar as pessoas que tiveram a oportunidade de ter “cabelo branco”. “A cor branca é a cor da paz, da capacidade, da experiência e do respeito. Irati sente a necessidade de ter este respeito pelas pessoas que tanto fizeram ao longo da vida, que criaram seus filhos, trabalharam, se aposentaram e que chegam nesta fase precisando do respeito e do carinho da população”, frisou o prefeito. Segundo ele, a maior necessidade da pessoa idosa é a saúde e lembrou que Irati está em busca de se tornar uma cidade melhor para se viver em todas as idades.
Catarina Ignez Canesso, que é presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, ressaltou a importância da parceria entre o órgão e o município na execução de políticas públicas para os idosos. “Os idosos são nossos tesouros: sem a memória, a vida e a inteligência que eles têm para repassar aos outros, não seríamos nada. Vamos ensinar nossas crianças a serem tesouros amanhã, precisamos começar de baixo. Não vamos deixar para trás estes tesouros que são os idosos”, disse.
Trabalho conjunto
Na comitiva de Brasília, Bernardino Vitoy, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil, exaltou o empenho do Executivo municipal e dos governos federal e estadual para melhorar a qualidade de vida dos idosos. “É uma honra poder estar aqui no momento em que lançamos uma década em prol do envelhecimento saudável, uma década que nós temos pela frente para superar grandes desafios. Eu sei que muito já tem sido feito no município e no estado, e sabemos o quanto eles têm trabalhado em prol da pessoa idosa, mas viemos trazer um desafio de que o município seja, de fato, amigo da pessoa idosa e desenvolva dia a dia, ações que melhorem a vida de cada um de vocês”, comentou.
A Década do Envelhecimento Saudável foi proclamada pela Organização

