Secretaria estadual de Saúde lança em Irati a 2ª fase do PlanificaSUS

Por Redação 3 min de leitura

Na quinta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) lançou, em Irati,  a segunda fase do PlanificaSUS – um projeto por meio da metodologia de Planificação proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde, e executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein.

A 4ª Regional de Saúde foi sede do projeto no Paraná e desde 2019 desempenha ações voltadas para a Atenção à Saúde do Idoso, tendo o município de Teixeira Soares como o primeiro a colocar em prática a metodologia, seguido dos outros oito municípios que compõem a regional:  Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças e Rio Azul.

O prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, comenta os resultados obtidos e o fato do Governo do Estado ter decidido expandir o PlanificaSUS para as demais regionais de saúde do Paraná. “Sabemos que organizar é preciso, aceitamos um desafio em 2019 e Teixeira Soares passou a ser uma vitrine em saúde para o estado do Paraná, e agora com o sucesso que foi, o PlanificaSUS está sendo expandido em todo o estado. Hoje, nossa saúde é referência em nível regional e queremos que outros municípios paranaenses possam viver essa experiência”, disse Lula Thomaz.

O projeto iniciado há cerca de dois anos integra agora as equipes que atuam nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS), Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH). Desde sua implantação na 4ª Regional de Saúde conseguiu identificar de forma mais clara quais são os grupos de risco e assim direcionar as ações para abranger esses grupos. “Desde o primeiro contato que fizemos com o Paraná, foi notável o interesse por parte da Secretaria de Estado em se comprometer e garantir que esse projeto fizesse diferença na Região”, afirmou o coordenador nacional do PlanificaSUS, Marcio Paresque.

“Estes técnicos conhecem as ações que o PlanificaSUS propõe e não houve desistência por parte de nenhum dos municípios. Atualmente o Estado fica bem acima da média nacional com relação às atividades desempenhadas” acrescentou o coordenador, referindo-se aos resultados alcançados nos municípios da 4ª Regional de Saúde.

A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde CIS/Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck frisou que o projeto representa organização e economia.  “Acredito que para os prefeitos é uma grande alegria, pela organização que nós conseguimos juntos com a Secretaria de Saúde e também pela economia, porque tudo que é bem organizado tem um custo menor, o que se efetiva em um atendimento melhor para as pessoas”, destacou Cleonice.

E todo o sistema de atendimento é integrado, como explica o prefeito de Irati, Jorge Derbli.  “Hoje, estamos lançando a segunda fase do Planifica SUS, é uma ferramenta importante no atendimento básico da saúde, abrange desde o início quando o paciente vai até o posto de saúde até uma consulta especializada”, comentou.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes disse que a segunda fase dos trabalhos do projeto deverá reorganizar os serviços de sa&u