Governo detalha como será a nova concessão das rodovias do Paraná

Por Redação 3 min de leitura

Seis lotes de rodovias estaduais e federais integrarão as novas concessões. Cada lote será leiloado individualmente na Bolsa de Valores e vence quem oferecer o maior desconto na tarifa de pedágio

Os atuais contratos com as concessionárias de pedágio no Paraná vencem no dia 27 de novembro e não serão renovados. Como será a nova concessão? Quais investimentos deverão ser feitos nas rodovias? E o preço, irá realmente baixar?  Estas e outras perguntas foram respondidas pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e pelo ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, na última quarta-feira (11).

Eles apresentaram os detalhes do novo modelo para a concessão de 3,3 mil quilômetros de rodovias do Paraná, que garante cerca de R$ 44 bilhões de retorno da tarifa paga em execução de obras. A proposta abrange seis lotes, com estradas estaduais (35%) e federais (65%).

“Essa junção com a União, que permitiu aliar estradas federais e estaduais, ganha volume de tráfego, interesse das concessionárias, gera concorrência e, por consequência, tarifas mais baratas”, destacou o governador.

O contrato será de 30 anos. Vence o leilão (que será feito na Bolsa de Valores) quem apresentar o maior desconto na tarifa de pedágio, com expectativa de redução média, já na largada, de 30% em relação aos preços atuais.

“O Paraná teve, ao longo de mais de duas décadas, um dos pedágios mais caros do Brasil. Nosso desafio era construir um modelo que chegasse a um desconto maior, com uma tarifa justa e também com muita obra”, afirmou o governador. “Teremos no Paraná o maior projeto de infraestrutura da América Latina, com R$ 44 bilhões em investimentos e quase 1,4 mil quilômetros de duplicações”, disse Ratinho Júnior.

A Assembleia Legislativa, a sociedade civil organizada e do setor produtivo, representado no G7, participaram ativamente das discussões sobre o novo pedágio, junto com os governos Estadual e Federal. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano frisa que o amplo debate foi positivo para todos. “Essa modelagem representa o clamor da sociedade do Paraná. Preservou o interesse do Estado e vai acabar com um trauma que já dura mais de duas décadas”, destacou Ademar Traiano.

Para o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, a proposta para as novas concessões estabelece equilíbrio. “Chegamos a um modelo muito equilibrado, que foi construído equalizando a quantidade de obras necessárias ao Estado com a preservação do caixa”, afirmou Freitas. “Qualquer modelo que preserve caixa será bem-sucedido. Quando alguns dos maiores operadores de rodovias já estão te procurando e estudando o modelo de concessão do Paraná, significa que acertamos na modelagem. Então estamos no caminho certo”, ressaltou.

Entenda como será o novo pedágio

O que será concedido para a iniciativa privada administrar?

Serão seis lotes de rodovias, totalizando 3.368 quilômetros. O pacote é dividido em 65% de rodovias federais e 35% estaduais. Será a maior concessão rodoviária da América Latina.

Qual a previsão para ocorrer o leilão?

A proposta ainda está sendo ajustada e será analisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), último estágio antes de avançar para leilão na Bolsa de Valores (B3). Nesse momento a Assembleia Legislativa também discute a delegação de rodovias estaduais para a União, o que deve entrar na an&