Feira do Produtor Iratiense quer ampliar número de feirantes e variedade de produtos
Com a regulamentação da feira, mais produtores poderão se associar para aumentar a diversidade dos alimentos ofertados ao consumidor
Após aprovação da Câmara de Vereadores de Irati, na última semana o prefeito Jorge Derbli sancionou a Lei Municipal nº 4901/2021, publicada em Diário Oficial no dia 02 de julho, para regulamentar o funcionamento da Feira do Produtor Iratiense. Com isso, será possível ampliar o número de comerciantes de diferentes produtos para oferecer maior variedade ao consumidor, assim como, fiscalizar a documentação dos feirantes associados e dos novos integrantes.
Os interessados em participar da feira podem preencher um formulário disponível na própria feira ou na Secretaria Municipal da Agricultura de Irati requerendo um espaço para venda de produtos. Haverá uma seleção, considerando os produtos a serem ofertados e a documentação, como explica o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.
“O incentivo é para que os novos feirantes tragam produtos diferentes dos que já são expostos, para que aumente cada vez mais a diversidade ofertada ao consumidor. Por exemplo, tâmaras são produtos que vêm lá de Israel, mas tem uma importadora em Curitiba, então se um feirante fizer o contato com eles, consegue trazer esse produto para a feira de Irati. Dessa forma não vai concorrer com o que já tem, mas vai somar. Queremos ter na feira o que é do nosso município e também o que é dos outros municípios”, diz Gnatkowski.
Agostinho Brandalize é feirante em Irati há mais de 20 anos. Ele e a família residem em Gonçalves Junior, onde produzem os embutidos que comercializam na feira. Agostinho acredita que o aumento de feirantes traz benefícios para todos. “A gente espera que venham para somar, para aumentar o fluxo de fregueses, pois é notável que com mais variedade de produtos só vai aumentar as vendas”, disse.
Rogério Eduardo Perek comercializa verduras, pães e conservas e acredita que mesmo que venham expositores com produtos iguais, ainda assim será bom para as vendas. “É bom que venha produto igual também, assim você sabe como está o seu produto, se não tiver concorrência não sabe no que pode melhorar, não sabe se as pessoas estão gostando. Quando tem concorrência, sabe que se parar de vender é porque alguma coisa está errada, isso é um incentivo para melhorar”, afirma o feirante que atua no ramo há cerca de 20 anos.
O secretário de Agricultura relata como está organizada a Feira do Produtor Iratiense e os planos de melhorias. “São 18 bancas destinadas ao setor de alimentos e duas praças de alimentação, serão feitas mais oito bancas no meio do espaço, além das bancas de artesanato temos os vendedores que ficam na chegada da feira comercializando lanches e bebidas”, diz Gnatkowski.
Critérios para participar
A partir da regulamentação será feita a fiscalização da documentação dos feirantes já associados, bem como, dos interessados em se associar à Feira do Produtor Iratiense. As exigências para os novos feirantes são: cadastro de Produtor Rural CAD PRO, ou cadastro Microempreendedor Individual (MEI); licença Sanitária para vendedores de produtos transformados/processados; e formulário preenchido com as informações exigidas.
O secretário Raimundo Gnatkowski conta que as normas exigidas têm a finalidade de garantir
