Com apoio do Consórcio de Saúde, fusão dos hospitais Erasto e Agnus Dei ampliará atendimento a pacientes da região com câncer

Por Redação 3 min de leitura

Ampliar os tipos de tratamento oncológico aos pacientes da região, oferecidos na cidade de Irati, sede da Microrregião Centro Sul. Com este objetivo, o Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS/Amcespar intercedeu nas tratativas entre os hospitais Erasto Gaertner e Agnus Dei, dando apoio para a fusão das entidades. Com isso, a Unidade do Erasto Gaertner em Irati será transferida para a estrutura do hospital Agnus Dei nos próximos meses, o que permitirá a realização de biopsias e cirurgias, ampliando os tipos de atendimento oferecidos à população.

A presidente do CIS/Amcespar, prefeita de Fernandes Pinheiro Cleonice Schuck, conta que as tratativas vêm sendo feitas há vários meses e estão sendo finalizadas.  “Será assinado, nos próximos dias, o contrato de fusão entre eles e o Erasto assume então a gestão do Agnus Dei e todo o trabalho oncológico da 4ª Regional de Saúde será feito em Irati, para que a gente não precise levar os nossos munícipes daqui, dos nove municípios que compõem a nossa regional, para Curitiba, Ponta Grossa. Principalmente Curitiba, que era o atendimento que a gente estava tendo até esse momento”, relata.

Com isso, a distância máxima que irá separar os pacientes residentes nos municípios mais afastados da região (Inácio Martins e Mallet) do atendimento será de pouco mais de 50 quilômetros. E isto será benéfico para o tratamento. “Eles poderão vir fazer o tratamento oncológico e retornar para a sua casa sem o cansaço, sem o estresse da viagem, sem o desgaste desnecessário, e melhorando a própria qualidade do tratamento e a resposta imunológica do organismo”, enfatiza Cleonice.

Segundo ela, uma de suas principais motivações para ter assumido a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS/Amcespar, no início deste ano, foi a necessidade de atuar politicamente junto ao Governo do Estado para a permanência da Unidade Avança do Erasto Gaertner na região e para a melhoria e a ampliação dos serviços – o que está sendo possível com a ação técnica, fazendo “uma intermediação de entendimento entre os sócios do Agnus Day e o Erasto”.

Para estas iniciativas, a presidente do CIS/Amcespar e prefeita de Fernandes Pinheiro contou com o apoio dos prefeitos de Irati, Inácio Martins, Teixeira Soares, Rio Azul, Rebouças, Mallet, Imbituva e Guamiranga. “Foi uma tratativa do Consórcio de Saúde, com o apoio de todos os prefeitos para que a gente pudesse estar tendo e trazendo este benefício para toda a nossa população”, explica.

Com a estrutura hospitalar disponível, após serem feitas algumas adequações e reformas no prédio do Agnus Dei, ela conta como se dará a melhoria do atendimento.  “Como lá nós já temos um centro cirúrgico montado, então os pequenos procedimentos e as biópsias poderão ser realizados aqui em Irati mesmo”, diz.

Poucos tratamentos terão que continuar sendo direcionados a hospitais maiores, segundo a presidente do CIS/Amcespar. “Em princípio, neste momento, somente grandes cirurgias e radioterapia que terá que sair, indo a Curitiba ou a Guarapuava, mas o restante a gente vai conseguir fazer o atendimento aqui”, comemora a Cleonice.  Ela acrescenta que a proposta é buscar parcerias para que o máximo de atendimentos