Condomínio do Idoso e Cidade do Idoso trarão mais qualidade de vida aos iratienses

Por Redação 4 min de leitura

O Condomínio do Idoso e o Complexo Cidade do Idoso são projetos que estão em andamento em Irati e visam promover melhores condições sociais aos idosos, para que tenham um envelhecimento ativo, com saúde e lazer

O município de Irati vem investindo em qualidade de vida para a população idosa. Dois projetos estão em andamento e irão promover um envelhecimento ativo para a população, o Condomínio do Idoso, que está sendo construído ao lado do parque da Vila São João e o Complexo Cidade do Idoso, que será edificado no Centro de Tradições Willy Laars.

O primeiro prevê a construção de moradias e o segundo projeto dá assistência à saúde e melhoria da qualidade de vida para este público. 

“Nós precisamos dotar a nossa cidade de instrumentos que permitam as pessoas chegarem na melhor idade com mais qualidade de vida e mais produtivos”, defende a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik.

Um dos principais compromissos dela e do prefeito Jorge Derbli é ampliar o atendimento na área social, especificamente, para a população mais vulnerável, que inclui crianças e idosos.

Condomínio do Idoso

Junto ao parque da Vila São João está sendo construído o Condomínio do Idoso de Irati. Serão edificadas 40 casas, que darão moradia para cerca de 80 pessoas. O prefeito Jorge Derbli explica que as paredes das residências já estão sendo erguidas e há uma previsão de que a obra possa ser entregue até o final deste ano ou no início de 2022.

A obra está orçada em aproximadamente R$ 5 milhões e os recursos para viabilizar o projeto provêm do Governo do Estado.  A administração municipal repassou a área para a construção do empreendimento e tem dado todo suporte necessário às obras.

“Além da visão bonita do parque, as pessoas também terão acesso a ele. Os idosos que vão morar aqui poderão sair do condomínio e já entrar no parque e desfrutar de todo o lazer que o espaço proporciona”, ressalta o prefeito.

As casas serão adaptadas e terão infraestrutura complementar disponível aos moradores, como ambulatório básico, segurança, salão de festas, horta comunitária, biblioteca, sala de informática e quiosques de jogos. “As casas que os idosos vão ter serão dignas, com qualidade, com todas as condições necessárias para a idade deles, isso tudo traz dignidade às pessoas”, destaca a vice-prefeita Ieda Waydzik.

O cadastro dos interessados pode ser feito na página da Cohapar (http://cohapar.pr.gov.br/cadastro) que selecionará as famílias mais necessitadas para serem contempladas com a residência nova. Os idosos selecionados arcarão com um valor mensal de 15% do salário mínimo, que equivale a R$ 156,75.

Complexo Cidade do Idoso

Outro projeto voltado para a área social do município é o Complexo Cidade do Idoso, o primeiro do Paraná, que será construído no Centro de Tradições Willy Laars. No local, os idosos contarão com atividades físicas, atenção à saúde específica para esta faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural. Além do impacto social, estima-se que o funcionamento da estrutura deverá gerar cerca de 40 empregos diretos em Irati.

“A Cidade do Idoso vai permitir que as atividades sociais estejam mais próximas deles, na á