Política em Questão – Por Ciro Ivatiuk e Letícia Torres – Pulseiras para pacientes com Covid-19 não são aprovadas pela Câmara de Irati

Por Redação 3 min de leitura

Pulseiras para pacientes com Covid-19 não são aprovadas pela Câmara de Irati

O Projeto de Lei n° 024/202, do Executivo de Irati, que previa a adoção de pulseiras para pacientes com Covid-19 recebeu parecer desfavorável da Comissão de Justiça, Redação e Legalidade da Câmara Municipal de Irati e foi arquivado. O PL foi considerado inconstitucional pela Comissão na Sessão Ordinária de terça-feira (22). “A Comissão acompanhando o parecer da Assessoria Jurídica da Casa decidiu emitir parecer contrário, visto que a Constituição Federal prevê em seu art. 5º o direito à intimidade e a privacidade, bem como à não discriminação atentatória dos direitos e liberdade fundamentais”, disse o presidente da Comissão, José Renato Kffuri. E ele ainda argumentou: “Medidas extremas como a contida nesta matéria podem causar efeitos contrários aos pretendidos, pois é possível que pessoas que apresentem sintomas deixem de procurar o sistema de saúde municipal, para evitar a utilização obrigatória das pulseiras de identificação de contágio, causando maior disseminação da doença e menor testagem”.

Prefeito de Rio Azul reivindica melhorias no abastecimento rural 

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, participou de audiência com o presidente da Sanepar, Claudio Stabile, em Curitiba, para discutir projetos de abastecimento de água para várias comunidades. Também esteve presente na reunião o deputado estadual Hussein Backri. Jasinski reivindicou à Sanepar microssistemas de abastecimento de água para Faxinal dos Paulas, Cachoeira dos Paulistas, Pousinho, Marumbi dos Ribeiros, Barra do Rio Azul e Cerro Azul. De acordo com o prefeito, essas comunidades precisam de água tanto para o consumo humano, como dos animais, além do uso na agricultura.

Cursos em Prudentópolis 

A vinda de uma Unidade Móvel de Pães e Confeitos do Senac-PR para Prudentópolis foi o tema de uma reunião do prefeito Osnei Stadler e da gerente executiva do Senac Irati Patrícia Bermudas no último dia 18. Também participaram do encontro os secretários municipais de Turismo, Cristiane Boiko; de Assistência Social, Célia Schon; e de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Meron Elizio. A previsão é de que a estrutura fique na cidade durante o mês de agosto deste ano, com ofertas de cursos gratuitos de gastronomia à comunidade, respeitando todos os protocolos de segurança e higiene.

Mallet constrói pontes e galerias em concreto 

Substituir as antigas pontes de madeira por galerias ou por pontes em concreto armado é um dos objetivos do prefeito de Mallet, Moacir Alfredo Szinvelski e do vice-prefeito Francisco José Mak para a gestão 2021/2024. Eles estiveram recentemente na Colônia 5, acompanhando a obra de construção de um bueiro com tubos de concreto armado no local onde antes havia uma ponte de madeira. Para o prefeito Moacir a substituição das pontes de madeira é imprescindível, pois elas necessitam de manutenção constante devido à rápida deterioração que sofrem. Segundo eles, as estruturas em concreto, “além de gerar economia na manutenção, proporciona maior segurança para quem transita pelas estradas do interior do município de Mallet”.